A Secretaria de Saúde de Catalão realizou, nesta terça-feira (18), uma ação coletiva de saúde na empresa Vale do Rio Grande, beneficiando cerca de 200 funcionários. Assim, a ação aconteceu na empresa, que está localizada na divisa de Goiás com Minas Gerais, no Distrito de Santo Antônio do Rio Verde. Dessa forma, a iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), com o apoio do curso de Medicina da Universidade Federal de Catalão (UFCAT).
Durante a ação, os estudantes da UFCAT tiveram a oportunidade de conhecer os ambientes de trabalho na empresa. Além disso, uma palestra sobre Saúde do Coração foi realizada para os colaboradores.
Os 200 funcionários, entre auxiliares de produção, operadores de máquinas e pessoal do setor administrativo, receberam diversos atendimentos de saúde, como:
- Aferição de pressão arterial;
- Medidas antropométricas e cálculo do índice de massa corporal (IMC);
- Dosagem de glicemia capilar;
- Exame do pé diabético;
- Testagem rápida para hepatites virais B e C;
- Orientações sobre saúde mental.
Por fim, Thiago Vieira, diretor da VISAT, destacou que o objetivo do novo departamento da Secretaria de Saúde é realizar ações que promovam a saúde, previnam doenças e reduzam as mortes entre a população trabalhadora de Catalão.
Com informações da SECOM da Prefeitura de Catalão