Escrito por: Badiinho Filho
Fotos: Reprodução/Facebook
O prefeito de Catalão, Adib Elias (PMDB), vice-prefeito e secretário de saúde, Dr. João Sebba e a provedora da Santa Casa de Misericórdia de Catalão, Dra. Elaine Rosa Teixeira, na manhã de hoje, quarta-feira, 08, realizaram uma entrevista coletiva no auditório do Palácio Pirapitinga com a imprensa, para anunciarem o retorno do atendimento no Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão, a partir do dia 20 de fevereiro.
Segundo o secretário de saúde, Dr. João Sebba, todos os serviços disponibilizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), serão feitos no Pronto Socorro da Santa Casa, que apresentará facilidades no atendimento, retirando a necessidade de transferir o paciente para a Santa Casa após dar entrada na UPA, uma vez que a Santa Casa já detém de uma grande estrutura com leitos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com toda a retaguarda cirúrgica, neurológica, pediátrica, cardiológica e aparelhagens que a Santa Casa tem, inclusive com uma moderna Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“A Santa Casa de Catalão inaugurou silenciosamente, modestamente, uma UTI, a mais moderna do sudeste goiano. Já está em funcionamento dos 13 leitos que a UTI da Santa Casa tem, 05 leitos são destinados ao SUS, os quais nós não vamos coloca-los na rede de regulação do estado. Isso quer dizer o seguinte, quando coloca na regulação do estado, os pacientes de outras localidades podem vir pra cá (Catalão), assim como os pacientes daqui podem ir para outras localidades, mas com a UTI da Santa Casa nós vamos deixar a regulação somente para o município de Catalão. Então nós vamos passar a ter em Catalão, 05 leitos do Hospital São Nicolau regulados pela rede SUS para o estado inteiro, 04 leitos do Hospital Nasr Faiad também regulados pela rede SUS são 09 leitos, e mais os 05 da Santa Casa que serão regulados somente para o município de Catalão, pelo próprio município, e com isso, eu acredito, que fica resolvido o nosso problema de UTI, até porque tem que ter critérios para colocar doentes em UTI, não é qualquer doente que vai para um leito de Unidade de Terapia Intensiva”, afirmou o secretário de saúde, o qual é também vice-prefeito da cidade de Catalão, o médico João Sebba.
Segundo Sebba, as portas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ficarão abertas, mas atendendo as especialidades, mas existe hoje uma dificuldade em se contratar profissionais.
“Não haverá também prejuízos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionarão normalmente”, explicou o médico e secretário de saúde do município de Catalão, Dr. João Sebba.
“Eu quero nesse instante prometer ao Dr. Adib, que faremos de tudo para que a Santa Casa seja realmente aquela que vai corresponder a população de Catalão. Os dois primeiros meses iniciais teremos que contratar funcionários, então, nós vamos voltar a chamar aqueles que foram demitidos, que são bons funcionários, que nos doeu muito termos que demiti-los, mas nós vamos chamá-los. Todos os profissionais das áreas clinicas, ortopédicas, psiquiátricas, pediátricas, neurológicas, cardiológicas estarão disponíveis na saúde de urgência e emergia serão ali definidas. Temos agora uma UTI de ponta, que deixamos a inauguração para que o Dr. Adib e Dr. João Sebba fizessem, adentrassem o passo ali dentro, porque ela se destina para os leitos de SUS principalmente que são os pacientes de nossa cidade, e nós de tudo faremos para aquele paciente que precisar da urgência e emergência, ele tenha de ponta a ponta toda uma continuidade. O paciente que chegou com um poli trauma, em cinco minutos ele estará na sala de emergência e na sequência sendo encaminhado ao centro cirúrgico, e assim será”, disse Dr. Elaine Rosa Teixeira, provedora da Santa Casa de Misericórdia de Catalão durante a sua fala no evento de anúncio de retorno do convênio entre município e Santa Casa.
Prefeito Adib Elias, disse em sua fala da necessidade de resgatar a imagem de uma das instituições mais importantes que é a Santa Casa, ressaltando que a UPA não garantia um bom atendimento ao cidadão. O retorno do convênio com a Santa Casa, é um cumprimento de um compromisso firmado com a população, restando mais dois importantes, que é a construção de uma UTI neonatal e pediátrica e uma clínica de reabilitação de dependentes químicos.
“Tem duas coisas que não suporto mais ouvir aqui em Catalão, quando eu estou lá na fazenda, as vezes eu estou contando bezerro, eu vejo 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44, eu espero passar dois para falar 46. Eu não quero lembrar desse povo, que não trouxe alegria, que não trouxe satisfação para absolutamente ninguém, trouxe sofrimento. Outro nome que eu não aguento escutar é o tal de UPA, eu detesto esse nome. As vezes ele (João Sebba), o Fernando Netto fica bravo comigo, mas eu detesto, porque o atendimento não é importante para o povo de Catalão, é uma vergonha, eu discordo de tudo que está lá, e vou falar mais grave ainda, morreu gente lá por falta de atendimento na hora. E é por isso que o João Sebba e eu, entendemos que nós tínhamos que fazer aquilo que tínhamos prometido. Em primeiro lugar resgatar a imagem de uma das instituições de Catalão, instituição feita e confeccionada com suor do povo de Catalão”, disso o prefeito em sua fala.
Além da imprensa e do prefeito Adib Elias, participaram da coletiva a provedora da Santa Casa de Misericórdia, Dra. Elaine Rosa Teixeira, secretário de saúde, Dr. João Sebba, diretor do Pronto Socorro da Santa Casa, Dr. Aguinaldo e o presidente da câmara, vereador Deusmar Barbosa (PMDB).