Escrito por: Juliana Barbosa (Ascom/Simecat)
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT), Carlos Albino, irá se pronunciar, em coletiva de imprensa, sobre a demissão de 150 trabalhadores da John Deere, que representa cerca de 20% da fábrica. A empresa de maquinários agrícolas anunciou as demissões nesta semana alegando baixa na produção e afirma que são irreversíveis. O sindicato repudia a atitude da multinacional e realizará uma manifestação com os trabalhadores na manhã de quinta-feira (16).
Segundo a empresa, mais de 120 funcionários estão em banco de horas há cinco meses. Ela afirma ainda que possivelmente mais 100 trabalhadores deverão ser demitidos ou colocados em regime de layoff, porém a decisão será tomada no próximo mês. De acordo com seus representantes, em 2015, a sua produção deve ser reduzida em 37%.
O SIMECAT é absolutamente contra as demissões e definirá durante o ato de protesto os rumos para uma possível negociação. Em 2011, o sindicato encarou o mesmo desafio quando a John Deere demitiu 120 trabalhadores. Se, de fato, as demissões forem assinadas, o sindicato buscará negociar um abono para tentar amenizar situação dos metalúrgicos dispensados.