Para esta segunda-feira (08/01), o climatologista e professor da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Rafael Ávila, prevê condições propícias para a formação de áreas de instabilidade em Catalão e diversas regiões de Goiás, devido à combinação de calor e umidade. Isso resultará em pancadas de chuva isoladas em várias partes do estado.
As temperaturas atingirão máximas de até 31ºC, com a umidade relativa do ar variando entre 45% e 95%. O sol nasceu às 05:51hs e se porá às 18:55hs.
Ávila alerta para a possibilidade de chuvas intensas, variando de 20 a 30 mm/h ou atingindo 50 mm/dia, em algumas regiões de Goiás. Essas chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento superiores a 40 km/h e descargas elétricas.
Quanto à previsão para a segunda semana do ano, espera-se a persistência de áreas de instabilidade em todo o estado, devido à continuidade da combinação de calor e umidade. Isso resultará em pancadas de chuva isoladas em diversas regiões.
As informações são fornecidas pelo Professor Rafael de Ávila Rodrigues do Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT, com base nos dados do CIMEHGO.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés