A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu veículo lotado de mercadorias sem comprovação fiscal, no início da noite de sexta-feira (14), na base da PRF na BR 050, em Catalão.
A mercadoria estava em todo o compartimento de carga e parte interna, de uma Toyota/Hilux, placas de Cristalina-GO, que era conduzida pelo proprietário.
Tudo começou quando o veículo foi parado em abordagem de rotina e os policiais visualizaram mercadorias sobre o banco traseiro. Ao abrir a tampa do compartimento de carga, constataram grande quantidade de mercadorias, que foram adquiridas no Paraguai, que lotavam o veículo.
Dentre as mercadorias irregulares foram encontrados principalmente perfumes importados e utensílios de pesca, com valor estimado em vinte mil reais.
As mercadorias seriam comercializadas na cidade de Cristalina-GO.
Como não foi apresentada comprovação fiscal, que comprova o desembaraço fiscal aduaneiro, as mercadorias foram apreendidas juntamente com o veículo que foi lacrado pelos agentes e serão encaminhados para a Receita Federal para demais providências.
O Crime de Descaminho está previsto no Artigo 334 do código penal brasileiro “Iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria.”. Além do perdimento da mercadoria e do veículo, o agente pode ser penalizado com reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos.
Publicado por: Badiinho Filho/Com informações da PRF Catalão