Escrito por: Redação/Informações Comunicação da PRF de Catalão
Fotos: Divulgação da PRF
A operação final de ano teve início às 00h00 da última sexta-feira, 23 de Dezembro e o término será às 24h00 do dia 01 de Janeiro (Domingo). Nesta primeira fase tivemos o fim de semana de natal.
O feriado foi em um final de semana porém com incremento de cerca de 100% no fluxo de veículos nos horários de maior movimento, sendo eles o fim da tarde de sexta-feira, manhã de sábado e fim da tarde de domingo.
O balanço foi bastante positivo na BR 050, trecho sob circunscrição da 6ª Delegacia da Polícia Rodoviária de Catalão, uma vez que nenhum acidente grave foi registrado neste período, ficando evidente que o trabalho preventivo e repressivo surtiu efeito.
A redução do número de acidentes se deve principalmente ao intenso trabalho de fiscalização em todos os dias de operação, sobretudo nos pontos onde historicamente existe maior incidência de acidentes graves.
As equipes fiscalizaram cerca de 500 veículos durante todo o feriado e aplicaram 170 autuações por imprudências como ultrapassagens em local proibido, deixar de manter acesos os faróis baixos mesmo durante o dia e não uso de cinto de segurança.
A operação com o radar portátil ocorreu durante todo o final de semana e 290 pessoas foram flagradas em excesso de velocidade e receberão as autuações nos seus endereços.
Os autuados pagarão multas mais altas que nos anos anteriores, uma vez que, os valores foram reajustados em média em 60% desde o dia 01 de novembro.
Foram registrados apenas dois acidentes no período. Um deles ocorreu no dia 24 por volta de 13:00 quando uma S10 saiu de pista e capotou na altura do km 147, próximo à praça de pedágio de Campo Alegre de Goiás. No veículo haviam dois ocupantes que não se feriram gravemente graças ao uso do cinto de segurança.
Outro acidente ocorreu no domingo, 25, por volta das 07:00, quando um motociclista colidiu uma CG125 contra o meio fio e sofreu uma queda no km 280, trevo do JK. O condutor sofreu ferimentos, foi socorrido pelo SAMU e encaminhado a UPA de Catalão. Ao ser convidado a realizar o teste de “bafômetro” este recusou e foi autuado no valor de R$ 2934,70, teve sua carteira nacional de habilitação recolhida e terá o direito de dirigir suspenso por 12 meses.