Nos primeiros programas eleitorais veiculados pela TV, à disputa pela prefeitura de Catalão, os cinco candidatos e as equipes de Marketing fizeram abordagens bem diferentes uns dos outros. A campanha de rádio e TV começou ontem. Mas ainda hoje (10) no primeiro horário, todos foram reprisados, o que significa que todos devem lançar os inéditos no horário da noite.
Adib Elias (Podemos) foi o primeiro programa a estrear. Primou nas imagens, destacando e fazendo um balanço das três administrações frente à prefeitura. “Meu maior sonho, ainda menino, era ser prefeito de Catalão”, disse logo no início o candidato à reeleição. Contou que em 2000, quando foi prefeito pela primeira vez, começou a colocar em prática, segundo ele, tudo o que sonhava para a cidade. “Em três oportunidades, trabalhei e transformei em realidade aquela desejo que tinha de construir uma cidade moderna, avançada, linda e urbanizada”. Sua equipe mesclou jingles, mostrou cenas da cidade, em especial obras realizadas nos três mandatos. Usou também depoimentos de apoio. “Sou candidato porque o trabalho de reconstrução continua e com ele, trazemos novas propostas. Cuidamos da cidade e cuidaremos muito mais do cidadão: mais saúde, mais educação e principalmente mais habitação, mais ação social e geração de renda e de emprego”, ressaltou.
O Emedebista Elder Galdino foi o segundo programa da grade. Priorizou imagens de pessoas e ambientes fechados. Da cidade, destacou aéreas, de congadas e de cabos eleitorais. “Sou Elder Galdino, sou produtor rural e candidato a prefeito de Catalão. Mas também poderia me chamar José, Francisco, Antônio, porque na verdade, não sou como os políticos profissionais. Sou como você e o que você quer para Catalão é também o que eu também quero”, disse logo no início. Elencou propostas de campanha como transporte público gratuito, auxilio emergencial a quem precisa, guarda municipal e centro oncológico. Produtor rural, o candidato disse que não precisa do salário de prefeito. Fez questão de frisar que não precisa de dinheiro público e que continuará não precisando: “Vou doar todo meu salário a instituições a instituições de caridade”, disse.
Com 1 minuto de 334 segundos de programa, o deputado Gustavo Sebba, exibiu apenas seu jingle, que fala que o candidato pelo PSDB tem experiência como político (está em seu segundo mandato de Deputado Estadual). “Ele é pelo social, ele luta pela nossa saúde, Gustavo é raça, é força, é atitude, é o melhor e não há outro”, diz parte do jingle. Em imagens, sua equipe de marketing exibiu muito mais pessoas do que de ambientes. “O povo tá com ele, o povo quer mudança, Gustavo é a solução”, diz outra parte do jingle. Em seu primeiro programa político, o tucano destacou as visitas que vem fazendo pela cidade, exibindo-as no seu programa.
O Petista Cardozão iniciou seu programa político eleitoral, relembrando a campanha de 2000, quando o partido teve uma votação expressiva, ficando em segundo lugar. Disse que Catalão seria outra cidade se talvez tivesse levado aquela eleição. O candidato usou imagens daquela campanha para ilustrar seu programa. Porém, não pediu autorização. João Enéas, que era o candidato àquela época chegou a pedir a Cardozo que retirasse as imagens do ar, mas não foi atendido. Informou que tomará as devidas providências legais. Cardozo em 2000 também foi candidato a prefeito de Catalão. Concorreu com Adib Elias (que ganhou), João Enéas e Maria Ângela que tentava a reeleição.
André Borges foi o último candidato a exibir seu programa eleitoral na TV. Fez questão de exibir depoimentos de apoio e em outros casos, negando a participação em uma acusação de envolvimento a roubo de carga. O programa do candidato é o único que não está disponível nas redes sociais. Também foi o único que não foi exibido hoje (10) no início da tarde, como fizeram os outros.
Escrito por: Cristina de Mesquita
Foto de capa: ilustrativa