Um protocolo de interesse está previsto para ser assinado em novembro durante a visita oficial do governador Ronaldo Caiado à China. A recente recepção de uma comitiva da Weichai Power, uma renomada indústria chinesa de motores, no Palácio das Esmeraldas, trouxe notícias empolgantes para o Sul do estado de Goiás. A Weichai Power é líder global na fabricação de motores para caminhões de todos os tamanhos e potências e planeja ter suas instalações na cidade de Itumbiara.
O governador Caiado expressou seu entusiasmo, afirmando que isso marcará uma mudança significativa para Goiás, que passará de importador de motores a produtor, com a capacidade de fornecer para todo o Brasil devido à sua localização estratégica. Ele também informou que uma equipe do Governo de Goiás está trabalhando diligentemente para concretizar o acordo, fornecendo informações relevantes sobre legislação e dados da indústria e comércio. A primeira-dama Gracinha Caiado, que também é presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), esteve presente durante o encontro.
Leia também:
Valdo Marques, vice-presidente do Grupo Stemac Geradores de Energia, parceiro da Weichai no Brasil e especializado na fabricação e comercialização de grupos geradores, enfatizou a escolha de Itumbiara como local ideal para a instalação da fábrica devido a razões logísticas, tributárias e de segurança . Ele também destacou que esse empreendimento será um diferencial não apenas para Goiás, mas para todo o Brasil. O Grupo Stemac mantém uma fábrica em Itumbiara desde 2013.
Atualmente, a Weichai Power gera uma receita de cerca de US$ 52 bilhões anualmente, empregando mais de 100 mil funcionários e com sede na província chinesa de Shandong. Além de ser líder na produção de motores, a empresa é proprietária das renomadas marcas italianas de iates Ferretti e da Lovol, bem como fabricante de máquinas de construção e equipamentos agrícolas.
A reunião contou com a presença do vice-governador Daniel Vilela, dos secretários Adriano da Rocha Lima (Geral de Governo), Joel Sant’Anna Braga (Indústria e Comércio) e Selene Peres (Economia), além do prefeito de Itumbiara, Dione Araújo . Na comitiva de Weichai, estiveram presentes o gerente geral Liu Hui e o gerente nacional Bruno Pimentel.