Escrito por: Larissa Pacheco – Ascom/Sindicato Rural de Catalão
Foto: Reprodução
O Banco Mundial – BIRD, a Confederação Nacional de Agricultura (CNA), o SENAR, o Ministério da Agricultura e Embrapa estão desenvolvendo o “Programa Agricultura de Baixo Carbono (Programa ABC – Cerrado).
Este é um programa que está sendo realizado em quatro estados brasileiros para produção sustentável em áreas já convertidas para uso agropecuário e cujos proprietários têm o objetivo de promover a adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono, como a recuperação de pastagens degradadas, sistema de plantio direto, integração lavoura-pecuária-floresta e floresta plantada.
A primeira etapa do Programa é a sensibilização dos produtores para com o projeto, através de seminários, a segunda etapa se refere a capacitação de produtores rurais nessas tecnologias e posteriormente será oferecida assistência técnica gratuita para os produtores selecionados
Nesse sentido, o Sindicato Rural de Catalão é parceiro desse importante projeto e realizaremos um Seminário de sensibilização para produtores, responsáveis técnicos, gerentes de produção das propriedades rurais e demais públicos ligados ao setor no dia 10/09, quinta-feira, às 19 horas na sede da ACIC/CDL.
“Este é um momento muito importante para o produtor rural que terá possibilidade de se cadastrar e possivelmente receber financiamento e assistência técnica do Banco Mundial com taxas de juros bem inferiores comparadas a outros financiadores”, ressalta Newton José da Silva, presidente do Sindicato Rural.
Teremos neste encontro representantes do Estado, FAEG, SENAR-GO, EMATER, SFA/MAPA, EMBRAPA, Banco Mundial e Sindicato Rural de Catalão. Após a palestra, que possui duração de duas horas, será servido um coffe-break.