Ação é desenvolvida pelo Governo da Cidade de Catalão em parceria com o Ministério da Saúde
A Prefeitura de Catalão iniciou na quinta-feira, 27, as atividades do Programa Nacional de Controle ao Tabagismo com os reeducandos da Unidade Prisional do município. A ação pretende reduzir, entre os internos, a incidência de problemas respiratórios, que já são a causa das principais doenças dos reeducandos.
O projeto é custeado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) e realizado pela Prefeitura de Catalão. Uma equipe de médicos, psicólogos, fisioterapeutas e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde atenderá semanalmente os internos.
De acordo com a coordenadora do programa em Catalão, Lorena Vargas, da Secretaria Municipal de Saúde, o projeto oferece palestras sobre os problemas causados pelo uso do cigarro e técnicas de estímulo ao abandono do vício. “Iniciamos o trabalho com uma avaliação clínica, seguida por cursos de abordagem intensiva e, posteriormente, indicaremos medicamentos de reposição nicotínica”, explicou.
Os reeducandos serão acompanhados durante três meses. Atualmente, 95% dos internos da Unidade Prisional faz uso de tabaco. A prefeitura pretende reduzir este índice e estender o programa para os demais moradores da cidade. “Atualmente, cerca de 200 mil pessoas morrem vítimas de doenças associadas ao fumo, por ano, no Brasil. Nosso objetivo é reduzir a prevalência de fumantes e controlar a poluição ambiental causada pelo cigarro”, enfatizou Lorena Vargas.
Texto e foto: SecomCatalão