Depois de praticamente um mês de pequenas empresas e comércios que tiveram que ser sacrificados por meio de decretos para conter o avanço da Covid-19, na manhã desta quarta-feira (07), o Badiinho recebeu duas fotos em seu whtasapp, que registraram uma grande aglomeração de trabalhadores na porta de entrada do terminal da mineradora Cmoc Brasil.
A aglomeração foi promovida pelo Sindicato Metabase, que promoveu uma assembleia na porta da empresa, segurando os trabalhadores aglomerados até às 09hrs da manhã.
Antes dos sindicalistas começarem com o mimi mimi, o questionamento aqui não é em momento algum a luta pela garantia dos direitos dos trabalhadores do setor mineral, que devem ser sim, sempre requisitados por quem os representam, mas sim que eles se esqueceram que a pandemia da Covid-19 ainda não acabou, e devem usar os recursos ofertados a eles pelos próprios trabalhadores, para promoverem de outras formas o diálogo entre o Sindicato e os trabalhadores, evitando esse tipo de situação durante esse período que estamos vivendo.
TRABALHADORES DE MINERADORA TEMEM A VINDA DE PESSOAS DE EMPRESAS TERCEIRIZADAS DE OUTROS ESTADOS PARA PROVEREM A PARADA PARA MANUTENÇÃO
Outra questão levantada para o Badiinho por diversos trabalhadores da Cmoc, a qual tem deixado os trabalhadores temerosos, é com a realização da “Parada para Manutenção”, ação essa que visa dar a manutenção nos maquinários e equipamentos da empresa, que são realizadas por centenas de trabalhadores de empresas terceirizadas de outros Estados, que se deslocam para a Cidade de Catalão para executarem esse serviço.
O temor dos trabalhadores da mineradora, claro, é a propagação da Covid-19, que vive nova Cepa, mais contagiosa e mais agressiva.
O Badiinho solicitou resposta da mineradora, com questionamentos a respeito dessa ação, como os seguintes questionamentos: Essas paradas estão acontecendo? De que forma? Qual a quantidade de trabalhadores de fora que estão vindo para Catalão e com qual frequência?
Aguardamos a resposta da assessoria de comunicação da mineradora para voltarmos a falar no assunto novamente!
Escrito por: Badiinho Filho