À medida que se aproxima a disputa pela prefeitura de Catalão, Renato Ribeiro (PL), agropecuarista e ex-presidente do Sindicato Rural local, busca associar sua imagem ao ex-presidente Jair Bolsonaro de maneira sutil. Bolsonaro, figura da direita conservadora que atrai um eleitorado significativo, ainda não mencionou Renato Ribeiro e não deu indicações de visitar Catalão nesta eleição. Sua agenda em Goiás esta semana inclui Rio Verde, Jataí, Aparecida de Goiânia, Goiânia e Anápolis, deixando Catalão para uma próxima oportunidade, como afirmou em vídeo ao lado do Major Vitor Hugo.
Os seguidores de Renato Ribeiro, apostando em sua sólida situação financeira, acreditam que uma visita de Bolsonaro a Catalão impulsionaria sua campanha, colocando-o em pé de igualdade com Velomar Rios (MDB) e Elder Galdino. No entanto, é incerto qual será o verdadeiro impacto de Bolsonaro nas eleições locais. Renato Ribeiro ainda não conseguiu reunir lideranças expressivas na cidade, ao exemplo do NOVO, que apesar de contar com uma executiva atual composta por algumas pessoas que se acham os intelectuais e políticos experientes, possui cerca de 30 filiados ao longo dos anos.
Uma coisa é clara: a teoria de Renato Ribeiro de que está em segundo lugar nas pesquisas não está se concretizando. Basta observar as estruturas de pré-candidatos a vereadores de Velomar e Elder, indicando uma polarização iminente nas eleições de Catalão.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés