spot_img
InícioNotíciasQuase 50 crianças e adolescentes testam positivo para covid-19...

Quase 50 crianças e adolescentes testam positivo para covid-19 em 5 dias em Catalão

Foto: Internet/ Reprodução

Um levantamento feito pelo Blog do Badiinho com base nos boletins divulgados pela Prefeitura de Catalão revela que entre os dias 04/02 e 31/01, 45 pessoas de até 17 anos testaram positivo para o coronavírus. Desse total, a maioria corresponde a crianças de até 11 anos.

O fato de que a Ômicron esteja em uma crescente pelo mundo, faz com que as crianças também sejam afetadas. Segundo o pediatra e infectologista do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Marcio Nehab, ainda é cedo para conhecer informações suficientes sobre como age a nova variante na população infantil e nas diferentes faixas etárias. No entanto, o que se espera é que, em geral, a Ômicron não mude muito em seus efeitos nas crianças quanto as outras variantes até agora.

Sobre a nova cepa ser mais grave em crianças do que as outras variantes, o pediatra e infectologista comenta. “É muito difícil ter a certeza da gravidade de uma nova cepa bem no início da sua aparição, mas, mesmo que haja aumento das hospitalizações em crianças com coronavírus, é difícil provar causalidade”, explicou.

“Por exemplo, uma criança pode ser internada com apendicite e no protocolo da internação o resultado da testagem para Covid-19 (seja por PCR ou por antígeno) dar positivo, nesse caso, essa decorrência simplesmente é incidental e não é a causa da internação. Essa situação de causalidade é importante entender porque é muito difícil ter a certeza da gravidade de uma nova cepa bem no início da sua aparição”, compeltou o pediatra.

Sintomas em crianças

Segundo Marcio, com a variante Ômicron continua sendo um desafio diferençar o vírus da Covid-19 de qualquer outra infecção por vírus respiratório comum na infância. “Os sinais e sintomas são exatamente os mesmos, e os pais precisam se atentar caso os filhos apresentem: queda do estado geral, espirros, desidratação, diarreia, falta de ar, tosse, dificuldade para respirar e sinais clínicos de gravidade de qualquer outra infecção, seja respiratória ou gastrointestinal”.

Publicado por: Badiinho Moisés

Badiinho Filho
Badiinho Filho
Blogueiro há 15 anos, proprietário da empresa Badiinho Publicidades, e também repórter de rádio e televisão na emissora Cultura FM 101,1, em Catalão-GO.

- Anúncio -

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

spot_img

- Anúncio -