Detentos cumpriam pena em delegacias de outros municípios e foram transferidos para presídio de Catalão
No início da semana passada, quatro detentos que cumpriam pena nas Delegacias de Ouvidor e Três Ranchos foram transferidos para o presídio de Catalão. Segundo Capitão Paz, a transferência ocorreu após a criação da Agencia Prisional. “A Agência Prisional é a responsável pela guarda de presos, no entanto, em municípios, como Ouvidor, Três Ranchos e Davinópolis, a Polícia Militar é que estava tomando conta da guarda dos presos, sendo portanto, uma função que não cabia a PM”.
A mudança reflete positivamente, pois a Polícia Militar tinha que manter um efetivo disponível para que fosse feita a guarda dos detentos. Então, conforme explicou Capitão Paz, os policiais designados para tal função, agora poderão se dedicar ao que é obrigação institucional da Polícia Militar, a preservação da segurança pública com serviços de radiopatrulha, serviços ostensivos, preventivos, proativos e reativos nas ruas, prestando um trabalho eficiente para a comunidade nos locais para os quais eles são escalados.
“Antes, 24 horas por dia pelo menos, um policial estava permanecendo nessas delegacias, por conta da guarda dos presos. Sem contar que as viaturas responsáveis pelos policiamentos nas cidades citadas, eram utilizadas em horários de banhos de sol, às vezes em deslocamentos de presos para serem ouvidos no Fórum ou para serem levados ao hospital para atendimento médico. Agora, os destacados para essas cidades ficarão somente por conta dos serviços proativo e reativo que forem registrados”.