Foi realizado no dia 28 de fevereiro, uma audiência Pública no auditório da Câmara Municipal de Catalão, onde foram debatidos e discutidos, a regulamentação do exercício das atividades dos profissionais em transporte de passageiros e mercadorias em geral. Vários mototaxistas de Catalão, preocupados com as novas regras, participaram da reunião.
Diversos pontos do Projeto de Lei ainda a ser votado pelos vereadores, foram abordados, como as concessões e o número máximo de cada motocicletas por cada empresa, requisitos mínimos para trabalhar nessa categoria, o seguro dos usuários e os uniformes a serem utilizados pelos mototaxistas.
O assunto que mais foi discutido durante toda a reunião, foi em relação ao estado de conservação das motocicletas. No projeto inicial enviado pela Prefeitura Municipal de Catalão ao Poder Legislativo no mês de janeiro, prevê que os veículos tenham no máximo oito anos de fabricação. No entanto, a maioria dos mototaxistas discordam da regra.
“O mototaxista para trabalhar terá que ter uma moto 2010 para frente. Hoje em Catalão existem mais 600 mototaxistas, e pelo levantamento que foi feito mais de 60% dele detém de motos 2010 para trás, ou seja, o que essas pessoas irão fazer? Ele irão ficar desempregados? Esse projeto tem que vir e ser moldado e ter benefícios tanto para o dono do mototáxi quanto para o mototaxista e o usuário final”, disse o mototaxista Rodolfo ao repórter Gustavo Marinho da TV Sucesso Catalão, afiliada da Rede Record.
Discordando deste ponto, outro mototaxista disse que não é o ano o veículo, mas sim a conservação dele, que passarão por vistorias na SMTC.
Além dos vereadores, representantes da classe e cidadãos, o Secretário de Comunicação do município, Cairo Batista, esteve presente, representando o Prefeito Municipal de Catalão, Adib Elias (MDB). As propostas sugeridas propõe mudanças para aumentar a segurança dos profissionais e também dos passageiros.
Jair Humberto (PROS), líder do governo na Câmara de Vereadores, ressaltou que “a Câmara cumpre o seu papel de legislar e o faz com brilhantismo quando oferece à comunidade a possibilidade de participação nos debates. E isso sempre será feito quando entendermos que o projeto atingirá diretamente a população”.
A produção do Blog do Badiinho encaminhou mensagem ao Superintendente Municipal de Trânsito de Catalão, Senhor Cleiton César, onde fizemos indagações a ele se o projeto passará por readequações ou se serão realizadas novas audiências públicas antes de ser encaminhado novamente para a Câmara para ser votado pelos vereadores. Até o fechamento da matéria, nossas mensagens não haviam sido respondidas pelo superintendente.
Escrito por: Redação/Fonte: TV Sucesso/Rede Record – Catalão GO
Fotos: Reprodução/Internet