O climatologista e coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), professor Rafael Ávila, disse que a previsão é que as chuvas retornem ainda neste final de semana, porém, ele alerta que essas chuvas serão severas e em formato de tempestade, fato este que sempre ocorrem entre o final do mês de outubro e início de novembro.
Ávila explicou ao Badiinho que essas fortes chuvas ocorridas nesta época do ano, são em decorrência de avanços de frentes frias.
O climatologista ainda explicou que a respeito do La Nina, a tendência é de enfraquecimento ao longo dos próximos meses, e que nossa região não sentirão seus impactos.
Durante toda essa semana manteve-se o predomínio do tempo estável, com temperaturas elevadas e umidade relativa do ar relativamente baixa, porém, Ávila explicou que as mudanças no clima começam a partir desta quinta-feira.
“O avanço de uma frente fria vinda do sul do país, vai quebrar o padrão estabelecido pela massa de ar seco e quente, com isso, a frente fria vai influenciar o tempo em Goiás, incluindo Catalão e região, provocando a formação de áreas de instabilidade, consequentemente teremos pancadas de chuvas, contudo, é importante ficar atento para o risco potencial de tempestades”, alertou o climatologista Rafael Ávila.
Publicado por: Badiinho Moisés