Na terça-feira, 31 de outubro de 2023, centenas de Produtores de Leite de Catalão e arredores se reuniram em um ato de protesto em frente à sede da Cooperativa Agropecuária de Uberlândia (CALU), em Minas Gerais. Eles buscaram o pagamento pendente de cerca de R$ 6 milhões de reais por quase 90 dias de fornecimento de leite, envolvendo quase metade dos produtores da região.
Cerca de cem manifestantes seguravam faixas e demonstravam de forma impor-se a sua indignação, exigindo o cumprimento do pagamento por milhares de litros de leite entregues. Wender Antonio Ferreira, Diretor da Cooperativa Agropecuária de Catalão (COACAL), que tem oferecido suporte aos produtores de leite, relatou ter se reunido com os diretores da CALU. Durante a reunião, ficou acordado até a próxima terça-feira, 07 de novembro, a data de início dos pagamentos atrasados seria comunicada. Além disso, seria previsto um cronograma em parceria com uma empresa associada à CALU para o pagamento das dívidas aos produtores de Goiás. Foi acordado também que, até essa data, a CALU ofereceria garantias de propriedades para garantir o pagamento caso a dívida não seja quitada.
Em uma declaração divulgada nas redes sociais, a CALU destacou os atrasos como resultados de desafios persistentes ao longo de mais de uma década, agravados pelas dificuldades no cenário econômico do setor leiteiro. A cooperativa expressou otimismo em relação ao progresso nas negociações para restabelecer a normalidade das operações nas próximas semanas, buscando uma operação eficiente e a sustentabilidade financeira da cooperativa.
Além disso, a diretoria da CALU informou que esteve em Brasília na terça-feira, em reunião com autoridades em busca de soluções para o pagamento dos fornecedores. Aguardamos uma atualização positiva a qualquer momento. Abaixo está a nota completa divulgada pela cooperativa:
NOTA OFICIAL AOS COOPERADOS E PRODUTORES
Prezados Cooperados e Produtores, A crise enfrentada pela Cooperativa Agropecuária Limitada de Uberlândia – CALU, decorrente de uma série de desafios enfrentados já há mais de uma década, foi agravada pelas adversidades docenário econômico leiteiro.
Como é de conhecimento de todos, diante do atual panorama econômico e financeiro, infelizmente, os pagamentos não foram efetuados conforme o previsto. Na data de hoje pela manhã, cooperados e produtores foram recebidos pela Diretoria na sede da CALU para discussão das alternativas de regularização da situação.
A boa notícia é que houve evolução nas negociações para retomarmos a normalidade das operações nas próximas semanas, caminhando para o bom funcionamento e sustentabilidade financeira da nossa cooperativa.
Também a direção da CALU está neste momento em Brasília reunida com autoridades em busca de soluções para pagar a produção já entregue. Esperamos uma notícia positiva a qualquer momento.
Compreendemos os desafios que esta situação trouxe para cada um e queremos assegurar que estamos empenhados em encontrar soluções rápidas e eficazes para juntos superarmos a crise.
Solicitamos a compreensão de todos os nossos cooperados e produtores, aproveitando a oportunidade para reforçar o compromisso da Cooperativa Agropecuária Limitada de Uberlândia em vencermos esses obstáculos, garantindo a transparência e a cooperação de todos os envolvidos.
Cordialmente,