Os 40 milímetros de água que caiu sobre a cidade de Catalão na tarde da última quarta-feira (19), era a chuva prevista para todo o mês de setembro.
O grande volume de água que caiu no município por pouco mais de uma hora, causou alagamentos de ruas e avenidas do centro de Catalão, inundou estabelecimentos comerciais em vários pontos, como os banheiros, corredores e até salas de aulas do Cesuc. Inundou também uma loja de borrachas e equipamentos de segurança da na Avenida Raulina Fonseca Paschoal, provocou quedas de muros residências e até o destelhamento de um sobrado na Rua Ênio Metsavat, onde um rapaz de 19 anos de idade teve ferimentos leves.
Tragédia
De todas as intercorrências negativas provocadas pela chuva, a de o maior gravidade foi registrada na Avenida Raulina, com a morte de dois operários da empresa responsável pelas obras de extensão do córrego Pirapitinga, os quais, segundo informações do próprio Corpo de Bombeiros, teriam se abrigado debaixo de uma ponte localizada no ponto final da obra. Com o aumento da chuva, o nível da água subiu, provocando uma forte correnteza no local, fazendo com que um desvio estourasse repentinamente e arrastasse os trabalhadores antes que fossem resgatados.
Localização dos corpos
O corpo do operário Adeni Gabriel da Silva, 52 anos de idade, foi localizado por volta das 17h de ontem, quarta-feira (19). Ele estava preso em meio a galhas a cerca de 2 quilômetros do local onde foram arrastados.
O corpo do operário foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML). O velório foi durante toda a madrugada desta quinta-feira (20), e o sepultamento aconteceu no final da manhã.
Devido o difícil acesso por ser uma mata fechada, no início da noite, os Bombeiros tiveram que encerrar os trabalhos de buscas ao segundo operário que estava desaparecido. Por volta das 05h30 da manhã, os Bombeiros retomaram as buscas, mas o corpo do operário Edmílson de Jesus, 51 anos de idade, só foi localizado às 08h50 da manhã de hoje, quinta-feira (20), a cerca de 5 km da ponte onde teria se escondido da chuva ao lado de seu companheiro de trabalho, e assim como Adeni, Edmílson também foi arrastado pela correnteza.
O corpo de Edmílson foi removido pelo IML, que após ser feitos todos os procedimentos, seguiu para a comunidade rural da Mumbuca, município de Três Ranchos, onde foi velado. O sepultamento estava aconteceu às 15h, no cemitério de Três Ranchos.
Manifestações
Prefeitura: A Prefeitura Municipal de Catalão, emitiu uma nota no início da noite de ontem, quarta-feira (19), lamentando a morte dos trabalhadores e informando que o município declarou luto oficial de três dias.
Empresa: A empresa JM Terraplanagem e Construções LDTA, até a publicação até o fechamento da matéria não havia se manifestado a respeito da tragédia. Segundo reportagem da TV Anhanguera, uma nota oficial sereia confeccionada ainda na tarde de hoje.
Secretário de Obras: Leonardo Martins, atual Secretário de Obras do município da Prefeitura, concedeu uma entrevista para a equipe da TV Anhanguera no início da tarde de hoje, informando que técnicos da prefeitura estavam averiguando o caso, e que ontem mesmo, já teriam avaliado os estragos causados pela chuva, que segundo ele, eram previstos devido a magnitude da obra, mas o que não estava previsto, era a triste tragédia da perda de dois trabalhadores.
Leonardo também foi indagado pela repórter de TV, Helen Pontes, se a empresa detinha ou detém de um plano de evacuação para casos como estes, respondendo ele, que técnicos da Prefeitura estão checando se foi executado ou não esse plano de evacuação. Martins também afirmou que a empresa cumpre as normas de segurança exigidas. O secretário disse ainda, que assim que for respeitado o luto de três dias, as obras de extensão devem ser retomadas.
Sobre a obra de extensão da Canalização do Córrego Pirapitinga
Iniciada no dia 16 de abril deste ano, a obra de extensão da canalização do córrego Pirapitinga é emergencial, por se tratar de um dos pontos mais críticos da cidade durante o período chuvoso.
A obra está sendo executada com recursos vindo do Ministério da Integração Nacional. Na época, Leonardo Martins disse que a obra será composta de amplas avenidas com asfalto CBUQ, calçadas largas com acessibilidade, três pontes, canalização com concreto e as iluminações das avenidas com lâmpadas de led.
O contrato entre prefeitura e empresa responsável pela obra, teria que ser executado em um prazo de 14 meses, ou seja, até agosto de 2019.
Leia também sobre a obra
Goiás e Mato Grosso em alerta para novas tempestades
Nesta quinta-feira (19), o Instituto de Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu alerta laranja -tempestades para os Estados de Goiás e Mato Grosso, com possibilidades de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h).
Vejam alguns registros em vídeos e fotos feitos pela população de Catalão durante e após a tempestade da última quarta-feira (19).
Vídeos:
Visualizar esta foto no Instagram.
Fotos:
Escrito por: Badiinho Filho