De acordo com a nota emitida pela Secretaria Municipal de Saúde, paciente é um homem de 31 anos de idade que segue cumprindo isolamento em casa
Foi confirmado na noite desta terça-feira (13) através da Secretaria Municipal de Saúde de Catalão, o primeiro caso de varíola dos macacos, sendo em um homem de 31 anos de idade, que de acordo com a nota, teve diagnóstico confirmado após o exame coletado logo que apresentar os sintomas.
A Secretaria de Saúde de Catalão ainda disse que o paciente está em isolamento domiciliar desde o dia 29 de agosto.
No final de agosto e início de setembro, foi compartilhado nas redes sociais de nossa cidade a notícia do primeiro caso. Procurado pelo Badiinho, o secretário de Saúde do município de Catalão, Velomar Rios, assim como a Secretaria de Estado da Saúde, descartaram naquele momento.
Segundo o Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município, até́ o momento, não existem novos casos de suspeita da doença, afirma a nota emitida pela comunicação do município.
A nota finaliza com o secretário de Saúde, Velomar Rios, alertando para que, em caso de suspeita, o paciente deve procurar as unidades de saúde do município para avaliação e, diante de suspeita clínica, receberá o devido isolamento. A vigilância epidemiológica será́ notificada para posterior coleta dos exames conforme solicitação médica. Leia a nota na íntegra:
Leia também:
-SECRETARIAS DE SAÚDE MUNICIPAL E ESTADUAL NÃO CONFIRMAM CASO DE VARÍOLA DOS MACACOS EM CATALÃO
COMUNICADO: Catalão registra primeiro caso de varíola do macaco
A Secretaria de Saúde de Catalão confirmou, nesta terça-feira (13), o primeiro caso de varíola dos macacos (Monkeypox) em um morador do município. O paciente, de 31 anos de idade, que teve o diagnóstico após o exame coletado logo que apresentou os sintomas, permanece em isolamento domiciliar desde o dia 29/08.
O município tomou todas as providências cabíveis para monitorar o paciente, seus familiares e pessoas próximas durante o período do isolamento.
Segundo o Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município, até o momento, não existem novos casos de suspeita da doença.
O secretário de Saúde, Velomar Rios, alerta que, em caso de suspeita, o paciente deve procurar as unidades de saúde do município para avaliação e, diante de suspeita clínica, receberá o devido isolamento. A vigilância epidemiológica será notificada para posterior coleta dos exames conforme solicitação médica.
CASOS EM GOIÁS
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Goiás conta com 345 casos de Monkeypox – Varíola do Macaco, sendo que o maior número de casos estão concentrados em Goiânia, capital de Goiás que soma 252 casos; Aparecida de Goiânia com 38 casos; Anápolis com 12 casos, Valparaíso de Goiás com 10 casos e Jataí com 4 casos confirmados. Veja as demais municípios:
Publicado por: Badiinho Moisés