No último sábado (21), em entrevista ao programa ‘Palavras Cruzadas’ na emissora Nova Liberdade FM, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Silas Tristão, revelou que está finalizado um projeto para o plantio de cerca de 4 mil mudas de árvores, as quais serão plantadas em vários pontos da cidade, como canteiros centrais de avenidas e áreas públicas. Segundo o Secretário, estes locais já foram levantados.
O Secretário de Meio Ambiente, disse ainda, que serão disponibilizada mudas para o cidadão que queira plantar uma árvore na porta de sua casa, porém, será necessário fazer um cadastro na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão (SEMMAC), solicitando a muda, e partir daí, técnicos da SEMMAC irão até as residências para avaliação técnica, e estão apto, os servidores do órgão irão promover o plantio da árvore, para que ela seja plantada corretamente e sem danificar as calçadas onde existir.
CINQUENTA MUDAS DE IPÊS E JACARANDAS FORAM PLANTADAS NO ENTORNO DA OBRA DE CANALIZAÇÃO DO CÓRREGO PIRAPITINGA
Na manhã da última sexta-feira (20), no entorno da obra de canalização do Córrego Pirapitinga em Catalão. A Prefeitura por meio das secretarias de Transportes e Infraestrutura, Meio Ambiente e Educação, realizou o plantio de dezenas de mudas de árvores que darão um novo visual e formarão duas majestosas áreas verdes no local (próximo à Ponte da Av. Margon). O Prefeito Adib Elias, secretariado, vereadores, educadores, crianças de diversas idades e comunidade em geral prestigiaram a cerimônia.
No espaço que já está gramado foram plantadas pelas mãos dos alunos da Escola Municipal Dr. José Sebba 50 mudas de diferentes espécies: o famoso Ipê nas cores branco, roxo e amarelo e também o tradicional Jacarandá Mimoso roxo. As mudas das árvores que são de grande porte foram plantadas a uma distância média de oito metros umas das outras que depois formarão duas belíssimas áreas verdes e contarão inclusive, com iluminação completa. O serviço foi organizado cuidadosamente pela equipe do Departamento de Parques e Jardins que é responsável pelo paisagismo na cidade.
Vale lembrar que além de embelezarem o local, as novas mudas, quando estiverem adultas trarão vários benefícios aos moradores. Isso porque as árvores contribuem para a melhoria da qualidade do ar, redução da poluição e sensação térmica, assim como aumento da retenção de água no solo.
Isabella Viana de apenas 10 anos de idade participou do plantio com os colegas de classe. Estava ansiosa para colocar a muda na terra e já pensando inclusive em vê-la bem grande. “Acho isso muito importante para a natureza, para a nossa cidade, mas também para o ar, os pássaros e para nós moradores. Quando eu for grande vou sentir muito orgulho de passar aqui e ver que ajudei. Eu amo essa cidade”, disse com alegria e entusiasmo a pequena.
O Prefeito Adib Elias, aproveitou para dizer que todo trabalho feito a partir de projetos pensados e bem elaborados. “Nós estamos fazendo o plantio dessas plantas que são árvores da melhor espécie que vão dar flores e vão embelezar nossa cidade sem no futuro estragar nada. O que nossa administração faz é cuidar da nossa gente e verdadeiramente esse espaço aqui vai ser muito além da maior obra que Catalão já viu, vai ser um local também onde as pessoas vão ter o prazer de passar e usufruir desse espaço que conta com iluminação de qualidade. E a participação dessas crianças aqui hoje, vem para mostrar nossa preocupação com as futuras gerações e dar bons exemplos para que eles possam ver e levar como presente e recordação para a vida”, destacou Adib Elias.
Sobre as espécies:
A típica árvore de Ipê é a denominação de uma grande variedade de espécies do gênero Tabebuia e Handroanthus, sinônimos e ambos da família Bignoniaceae. É muito conhecido por sua beleza, exuberância das flores e ampla distribuição em todas regiões do Brasil. Os ipês são caducifólias, ou seja, perdem todas as folhas que são substituídas por cachos de flores de cores intensas. São árvores de grande porte que gostam de calor e sol pleno. Floresce entre junho e novembro. A flores caem no decorrer de uma semana, cobrindo o chão com a sua cor.
Principais características da madeira considerada nobre: Muito densa e forte; Pesada e dura, difícil de serrar; Grande durabilidade mesmo quando em condições favoráveis ao apodrecimento; Alta resistência aos parasitas e à umidade;
Para maior conhecimento, seguem mais detalhes sobre as espécies mais comuns de ipês aqui no Brasil:
IPÊ AMARELO – Handroanthus ochraceus ou Tabebuia ochracea
Espécie comum na região centro-oeste, sudeste e sul do Brasil, sua árvore pode alcançar de 6 até 14 metros de altura e tronco de 30 a 50 cm. Suas flores são amarelas e costumam florescer a partir do final de julho até setembro. Sua florada é exuberante e fantástica, muito utilizada no paisagismo, podendo ser considerada uma das mais belas dentre as espécies de ipês.
IPÊ BRANCO – Handroanthus roseoalba ou Tabebuia roseoalba
Esta árvore possui em média de 7 a 16 metros de altura e seu tronco de 40 a 50 cm de diâmetro, é raramente encontrada na caatinga do nordeste brasileiro, mas muito comum no sudeste e centro-oeste. Possui flores brancas, podendo ser encontradas até em tons rosados, floresce de agosto a outubro. Esta espécie se adapta bem a terrenos secos e pedregosos, também é excelente para o paisagismo em geral.
IPÊ ROXO OU IPÊ ROXO SETE FOLHAS – Handroanthus heptaphyllus ou Tabebuia heptaphylla
Possui altura média de 10 a 20 metros e corre principalmente no nordeste e sudeste do país, seu tronco tem de 40 a 80 cm de diâmetro e é revestido por casca áspera cinzenta. Suas flores são roxas e aparecem durante julho até setembro. É uma das espécies mais populares no paisagismo brasileiro, por sua beleza quando em floração, também muito utilizada na arborização de ruas e avenidas, além de reflorestamentos.
JACARANDÁ MIMOSO ROXO – Jacaranda mimosifolia
De floração muito exuberante, é uma árvore ornamental pelo porte e delicadeza de suas folhas. Uma planta de crescimento rápido que inclusive atrai os pássaros. No inverno, o jacarandá-mimoso perde suas folhas, que dão lugar as flores na primavera. A floração se estende até o início do verão. Suas flores são duráveis, perfumadas e grandes, em forma de trompete e são arranjadas em inflorescências do tipo panícula. (Texto: Secom-Prefeitura de Catalão).
Escrito por: Badiinho Filho