Após circular nas redes sociais a informação da suspeita do primeiro caso de varíola dos macacos na cidade de Catalão, o Badiinho entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), que informou, que na atualização do boletim epidemiológico de monitoramento de casos em Goiás, não contabiliza nenhum caso da doença em Catalão.
O Badiinho também conversou com o Secretário de Saúde do município de Catalão, Velomar Rios, o qual disse que nenhuma notificação de suspeita da doença foi feito, e quando notificado, o caso é tratado como suspeito e após descarte ou confirmação feito pelo Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (LACEN-GO), em Goiânia.
De acordo com o último boletim atualizado pela Secretaria de Estado da Saúde, Goiás possuí um total de 270 casos confirmados do vírus Monkeypox, popularmente conhecido como varíola do macaco. O boletim apresenta 44 prováveis, 477 suspeitos e 256 casos descartados, e nenhum óbito registrado felizmente até o momento.
No topo da lista com maior número de casos estão Goiânia com 207 casos confirmados, seguido por Aparecida de Goiânia com 23 casos e ainda na região metropolitana, Anápolis com 7 casos.
No interior, as cidades com maior número de casos são: Valparaíso de Goiás com 7 casos, Inhumas com 4 casos e Jataí com 3. Veja os demais casos registrados em Goiás:
Publicado por: Badiinho Moisés