O Badiinho entrou em contato com o Secretário de Saúde de Catalão, Velomar Gonçalves Rios, para saber se teria a possibilidade de algum endurecimento nas medidas de combate a Covid-19, que não, pois essas medidas são a própria consciência de cada cidadão.
De acordo com Velomar Rios, foram 2 anos de muito sacrifício, e que agora, as pessoas já sabem o que fazer, afirmando ele que recomenda, não que seja obrigado, mas que as pessoas possam estarem utilizando suas o reforço é para que as pessoas possam utilizar das máscaras, mesmo não impedindo que sejam contaminadas, o risco de contágio diminui 70%, 80%, explicou Velomar.
Com relação as internações, Velomar Rios disse que a maioria delas são pessoas idosas e detentoras de algum tipo de comorbidade. Indagado se esses pacientes que estão sendo internados estão com o ciclo vacinal em dia, o secretário de saúde disse que está pulverizado, mas que a grande maioria está vacinado e que um ou outro está faltando uma ou até mesmo duas doses.
Leia também:
-CASOS DE COVID-19 SOFREM OSCILAÇÕES, EM CATALÃO
CASOS DE DENGUE EM CATALÃO
Questionamos também o secretário de Saúde, Velomar Rios, a respeito dos casos de dengue em Catalão, especificamente com relação a matéria veiculada pela TV Anhanguera e replicada por nós do Blog do Badiinho.
Velomar Rios disse que dos 10 óbitos que estavam em investigação por serem classificados suspeita de dengue, 4 foram confirmados, 1 descartado e outros 5 senguem aguardado resultados.
A respeito da informação dos 400 casos de dengue em uma semana, Rios disse que pode ter acontecido do sistema ter sido alimentado no dia com o registro nessa quantidade, porém, de acordo com ele, a média de casos mensal ficou na casa de 600 confirmados, e que os veículos de comunicação se alimentam dos sites oficias, como é o caso da Secretaria de Estado da Saúde.
O Secretário de Saúde disse ainda que os casos de dengue apresentaram queda acentuada neste mês de maio, porém, as medidas para que cidadãos façam sua parte mantendo seus quintais limpos continua, e que mais de 41 mil residências já foram visitadas por equipes de endemias neste ano, além da continuidade do carro fumacê e equipes de limpeza na cidade.
Leia também:
Publicado por: Badiinho Moisés