Na segunda pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Serpes/Blog do Badiinho, Velomar Rios continua liderando a preferência do eleitorado para prefeito de Catalão
Como na primeira sondagem realizada dia 18 de janeiro, o ex-prefeito Velomar Rios continua à frente do deputado estadual Gustavo Sebba na corrida pelo comando do Palácio Pirapitinga nas eleições deste ano, crescendo 11,7% em relação à pesquisa anterior e se destacando desta vez com uma diferença de 32,4% a mais da preferência do eleitorado em relação ao segundo colocado.
Leia também:
-SERPES/BLOG DO BADIINHO: VELOMAR LIDERA E GUSTAVO É O SEGUNDO
O produtor rural Elder Galdino, que concorreu e perdeu o pleito para o prefeito Adib Elias na eleição passada, aparece em terceiro lugar; o presidente do Sindicato Rural de Catalão Renato Ribeiro em 4º; a também sindicalista Maria de Moura em 5º; o secretário de Administração do Município Nelson Fayad em 6 º; seguido por Ismael Calon, do PSOL, em 7ª, com apenas 0,7% da intenção de votos.
Teoricamente, apesar de mais de 14% da população catalana ainda não ter decidido em quem votar no pleito de outubro, caso não haja fatos de extrema relevância, Velomar se solidifica como o nome a ser batido nas eleições que se aproximam.
Com exceção de Velomar, que apesar de estar à frente nas pesquisas e ainda não ter formalizado sua condição de pré-candidato, fato este que deverá ocorre pelos próximos dias, todos os demais estão em campanha, alguns, de forma velada.
O surpreendente é a baixa performance de Nelson Fayad, preferido do prefeito Adib Elias, a maior expressão política da região. Até agosto, a data-limite do registro de candidaturas, Adib deve definir qual candidato continuará tendo seu aval, se Nelson Fayad ou Velomar Rios.
Como fez nestes dois distintos momentos, o Blog do Badiinho vai continuar encomendando pesquisas ao INSTITUTO SERPES para mostrar, até às vésperas da eleição, a movimentação da onda eleitoral de Catalão, esta importante cidade do Sudeste goiano, onde a política se faz notar em todos os segmentos da sociedade local. O Blog escolheu o Serpes – Instituto de Opinião e Mercado por ele ser a maior e uma das mais confiáveis instituições de pesquisa do Centro-Oeste brasileiro.
Comparativo entre as duas primeiras rodadas Serpes/Blog do Badiinho
CENÁRIO 2, SEM NELSON FAYAD:
Em todas as situações apresentadas durante a sondagem, Velomar Rios aparece numa situação privilegiada, principalmente neste quadro 2 em que, nas simulações, o pré-candidato Nelson Fayad não foi incluído. Neste caso, Gustavo Sebba aparece na segunda colocação, com apenas 16% da intenção dos votos, e Velomar Rios se destacando com mais de 50% do eleitorado mostrando interesse na eleição dele.
SEM VELOMAR, GUSTAVO SEBBA LIDERA EM CATALÃO
Quando em dado momento o nome de Velomar Rios é removido da pesquisa e como já seria esperado, seus valores são, como na primeira rodada, adicionados ao segundo colocado, Gustavo Sebba, constrangendo aqueles que achavam que para manter o grupo do prefeito Adib na liderança, talvez Nelson Fayad passasse à frente. Sebba, de 15% (cenário 1) dispara para 22,9%; seguido pelo agropecuarista Elder Galdino, que salta de 8,5% (cenário 1) para 15,5%. Renato Ribeiro chega a 11%.
O candidato Nelson Fayad continuaria sem acesso à preferência do eleitorado mais numeroso e sem a transferência de votos do seu companheiro de partido, Velomar Rios.
SEM GUSTAVO SEBBA, E NUM EVENTUAL EMBATE COM NELSON FAYAD, VELOMAR CHEGA A 55%
Na simulação feita sem aparecer o nome do pré-candidato Gustavo Sebba, como nas demais análises, a situação de Velomar Rios fica ainda mais confortável: ele aparece com mais de 55% das intenções de votos, o que lhe garantiria uma eleição tranquila.
GUSTAVO SEBBA E NELSON FAYAD CONTINUAM SENDO OS MAIS REJEITADOS
Finalizando, a pesquisa do Instituto Serpes analisou a rejeição dos sete pré-candidatos. Como se sabe, a repulsão pode ser tão ou mais importante do que o número de intenção de votos. Gustavo Sebba lidera a rejeição com a rechaça de mais de 18% do eleitorado.
Em segundo lugar vem Nelson Fayad, com repulsa de 13,2% do eleitorado. O curioso é que, mesmo nunca tendo concorrido a um cargo eletivo, e ter contratado inclusive uma equipe de marketing, de Goiânia, e estar em pré-campanha a bastante tempo, ele desponta como um dos pré-candidatos mais rejeitados do pleito deste ano.
Os números da pesquisa SERPES/ BLOG DO BADIINHO, realizada entre os dias 29/02 e 01/03, entrevistou 401 eleitores de vários bairros da cidade de Catalão, incluindo ainda, os distritos de Santo Antônio do Rio Verde e Pires Belo. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%. Devidamente registrada no TRE com protocolo de nº 09447/2024. Contratante: Abadio Moises Filho/Blog do Badiinho.