O governador Ronaldo Caiado tomou uma decisão rápida e importante neste domingo (17/09), ordenando que o Serviço Aéreo do Estado de Goiás (Saeg) seja responsável pelo traslado dos cidadãos goianos que foram vítimas de um trágico acidente aéreo ocorrido em Barcelos, no interior do Amazonas. Com o objetivo de agilizar esse processo delicado, o estado de Goiás obteve uma autorização especial da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que sua aeronave realizasse essa missão de resgate. A aeronave já foi deslocada e chegou na capital amazonense às 17h, no horário local (18h pelo horário de Brasília).
Caiado também fez contato direto com o governador do Amazonas, Wilson Lima, que ofereceu apoio técnico para o transporte dos corpos até Manaus. Dado que o local do acidente não dispõe da infraestrutura necessária para receber os corpos e prepará-los para o traslado, o governador do Amazonas garantiu a Caiado o envio de uma equipe de médicos legistas para acelerar todo o processo.
O superintendente da Saeg, tenente-coronel Regys da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), informou que a tripulação designada para essa missão decolou rumo à capital amazonense imediatamente após a emissão da autorização. Devido à necessidade de espaço, os assentos foram removidos e dois militares foram nomeados, sendo o piloto e o co-piloto. A chegada dos corpos em Manaus chegou no final da tarde deste domingo (17), momento em que a equipe goiana já estava preparada no local.
O início do traslado de Manaus para Goiânia dependerá dos procedimentos técnicos em andamento no Amazonas. Quanto à retirada das vítimas do Instituto Médico Legal (IML), isso exigirá a presença e autorização de um membro da família. Uma tragédia ocorreu no sábado (16/09) quando um grupo de turistas estava no caminho de uma aventura de pesca esportiva na região, resultando na perda trágica de todas as 14 vidas a bordo.
Os quatro goianos que perderam a vida neste acidente foram identificados como:
1-Witter Ferreira de Faria, um empresário que dirigia uma empresa de produtos agropecuários em Uruaçu, no Norte de Goiás. (Ele pode ser visto na primeira foto, usando um chapéu e camiseta branca).
2-Marcos de Castro Zica, um engenheiro agrônomo e empresário de Uruaçu, também na região Norte. (Ele está na foto vestindo uma camiseta azul).
3-Gilcrésio Salvador Medeiros, empresário e proprietário de uma pousada em Niquelândia, no Norte do Estado. (Na foto, ele segura um peixe em suas mãos).
4- Fábio Campos Assis, empresário e morador de Anápolis.
-SERVIÇO AÉREO DE GOIÁS COORDENA MISSÃO DE TRANSLADO DAS VÍTIMAS DO ACIDENTE AÉREO NO AMAZONAS
Publicado por: Badiinho Moisés