Encontro discute as Problemáticas Socioambientais nos Espaços Urbanos e Rurais
Compreender e discutir as questões ambientais que afetam os espaços urbanos e rurais com a sociedade, acadêmicos e pesquisadores é a proposta do III Simpósio de Educação Ambiental (SEA) – que a partir deste ano ganha o status de simpósio nacional – I Simpósio Nacional de Educação Ambiental (SNEA).
Com início na próxima terça-feira, dia 26, às 19h, na Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão, o III SEA reunirá, até sexta-feira, dia 29, renomados professores e profissionais de diversas áreas do conhecimento.
A apresentação da orquestra de Câmara de Catalão abrirá o evento, seguida pela conferência do Professor Doutor Alexandre de Gusmão Pedrini, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que abordará a percepção ambiental do urbano a partir de desenhos infantis feitos em praça pública. No segundo dia, o Professor Doutor Sérgio Adas, da Universidade de São Paulo (USP), em sua conferência discutirá os conflitos socioambientais na Amazônia brasileira.
Durante o simpósio haverá minicursos, apresentação de trabalhos em núcleos temáticos e visitas de campo. Fechando o evento, a cantora Fernanda Guedes apresentará seu novo show “Eu vou é cantar”.
O III SEA e o I SNEA são promovidos pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (NEPSA) do Departamento de Geografia do Campus Catalão da UFG, com o patrocínio da Serra do Facão Energia S.A.
A ideia de um simpósio de EA para a cidade de Catalão
Pensando-se na necessidade de discutir formalmente as questões ambientais locais e mundiais através dos princípios da Educação Ambiental, o Programa de Educação Ambiental da Serra do Facão Energia S.A. levou esta proposta ao Departamento de Geografia da UFG, que a acolheu com todo interesse. Assim surgiu a primeira edição do SEA, em 2009, com o tema Educação Ambiental e Sustentabilidade.
Em 2010, na sua segunda edição, discutiu-se o tema Transformações nas Paisagens do Cerrado, a partir de ações antrópicas, como a expansão das cidades e o agronegócio, elementos transformadores do ecossistema.
A frequência significativa de pessoas nos simpósios mostra a importância do evento para a cidade de Catalão e municípios vizinhos, nos quais são debatidos temas de relevância para preservação do meio ambiente e discutidas possíveis soluções para minimizar os impactos causados pelo ser humano.
O III SEA é aberto ao público. As inscrições para os minicursos irão até o dia 27 de novembro às 17h.
Mais informações pelo telefone (64) 3441-5305 ou no site: eventos.ufg.br/sea2013
Natália Manfrin
Assessora de Comunicação