spot_img
InícioDestaqueSindcom define acordos e horários de funcionamento do comércio...

Sindcom define acordos e horários de funcionamento do comércio para o Natal em Catalão

O Sindicato dos Comerciários de Catalão (Sindcom) já definiu o cronograma e os acordos coletivos para o comércio durante o período natalino de 2024. O presidente do sindicato, Everton Alves, conhecido como Pingo, anunciou detalhes sobre as negociações e orientações para empresários e trabalhadores. As informações foram divulgadas em entrevista ao Blog do Badiinho.

Acordos coletivos garantem direitos e organização

De acordo com Pingo, os acordos coletivos são essenciais para garantir que as empresas possam operar durante feriados e utilizar o banco de horas de forma regular. “O sindicato firma a minuta do acordo com as empresas e estabelece as condições para o funcionamento durante os feriados e no período natalino”, explicou.

As empresas que não se enquadrarem nos acordos firmados pelo Sindicom ficam sujeitas a penalidades. “O comércio pode funcionar com mão de obra familiar nesses feriados, mas o uso de trabalhadores só é permitido mediante acordo coletivo. Isso evita abusos e garante as folgas previstas para os funcionários”, reforçou Pingo.

Regras para feriados e jornada natalina

Nos dias de feriado autorizados, as jornadas estão limitadas a seis horas, e as empresas devem oferecer lanches aos funcionários. Pingo destacou que, com a fiscalização e adesão crescente, muitas empresas que não cumpriram as normas em anos anteriores já ajustaram suas práticas. “Esperamos menos problemas em dezembro deste ano”, afirmou.

Cronograma de funcionamento especial em dezembro

O calendário do horário estendido para o comércio em dezembro já foi definido. O período será mais curto este ano, com início no dia 16 de dezembro e término na véspera de Natal, dia 24 de dezembro. Confira como será o funcionamento:

  • De 16 a 20 de dezembro (segunda a sexta): das 8h às 22h.
  • Dia 21 (sábado): das 8h às 22h.
  • Dia 22 (domingo): das 9h às 22h.
  • Dia 23 (segunda-feira): das 8h às 22h.
  • Dia 24 (terça-feira): das 8h às 18h.

Pingo destacou que, em anos anteriores, o horário estendido começava mais cedo, por volta do dia 10 ou 11 de dezembro. “Conseguimos reduzir a carga extra para os trabalhadores, o que será um benefício importante”, ressaltou.

Sindicato e lojistas buscam equilíbrio

O presidente do Sindicom acredita que o planejamento antecipado e a redução das horas extras trazem equilíbrio para o comércio e maior qualidade de vida para os trabalhadores. “Com essa organização, todos ganham: o comerciante pode aproveitar o período de vendas aquecidas e o trabalhador tem seus direitos respeitados”, finalizou.

Escrito e publicado por: Badiinho Moisés 

Badiinho Filho
Badiinho Filho
Blogueiro há 15 anos, proprietário da empresa Badiinho Publicidades, e também repórter de rádio e televisão na emissora Cultura FM 101,1, em Catalão-GO.

- Anúncio -

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

spot_img

- Anúncio -