Escrito por: Badiinho Filho
Foto: Reprodução
O Blog do Badiinho adquiriu alguns kits da caminhada “Passos que Salvam”, que acontecerá no próximo domingo, 22, com saída às 08hrs da manhã da Praça Getúlio Vargas, no Centro de Catalão.
Os kits estão sendo sorteados nos perfis I e II e Fan Page do Facebook. Corra para as nossas páginas, siga as instruções e concorra, lembrando que você estará contribuindo para a Campanha Contra o Câncer Infantil.
Caminhada Passos que Salvam
No próximo dia 22 de novembro será realizada em Catalão, a primeira caminhada PASSOS QUE SALVAM, em prol do Hospital do Câncer de Barretos.
O evento que está sendo organizado pelos irmãos Cristiano e Luciano Nunes, colocou a vendas de kits pelo valor de R$ 30 reais, contendo camiseta, cadarço, boné e garrafa de água, as quais estão disponíveis no Disk Bebidas na Avenida Raulina Fonseca Paschoal. Toda a renda conquistada com a venda dos kits, serão convertidas em doações ao Hospital do Câncer de Barretos.
Sinais e Sintomas do Câncer Infanto-juvenil
Muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro especializado de tratamento com a doença em estágio avançado por diversos fatores:
*Desinformação dos pais
*Medo do diagnóstico
*Desinformação do médico
Algumas vezes o diagnóstico é feito tardiamente porque a apresentação clínica e as características de determinados tipos de tumores podem não diferenciar muito de doenças comuns na infância. Por isso, o conhecimento acerca do câncer é determinante para um diagnóstico seguro e rápido.
Quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura são muito maiores. Estima-se que as taxas de cura variam de 0 a 60% em países menos favorecidos, mas que poderiam chegar a 80-90% se diagnosticadas precocemente e tratadas em hospitais especializados, como acontece em alguns centros internacionais. A maioria dessas crianças terá vida normal após o tratamento adequado.
DIA 23 DE NOVEMBRO, DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER INFANTIL
Os primeiros sintomas do câncer Infanto-juvenil
Existem diferentes sinais pelos quais podem supor que uma criança sofra de algum câncer, portanto fique atento se a criança apresentar:
*Dores de cabeça e vômito pela manhã;
*Caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não se resolvem;
*Dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças;
*Manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas;
*Aumento de tamanho de barriga;
*Brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash;
Com diagnóstico precoce as taxas de cura podem chegar ade 80 a 90% dos casos de:
*Leucemias
*Linfoma não Hodgkin
*Neuroblastoma
*Tumor de Wilms
*Sarcomas de partes moles
*tumores ósseos
*Retinoblasma
*Doença de Hodegkin
Capacitação de Médicos
Cada vez mais cidades se interessam pela caminhada “Passos que Salvam”, que completa quatro anos de idade em 2015. E para que o projeto continue a ser um sucesso e ajude ainda mais pessoas a descobrirem os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, o Hospital de Câncer de Barretos dá mais um passo e promove uma capacitação de médicos.
Com o objetivo de orientar e capacitar os profissionais que cuidam da saúde de crianças e adolescentes, para que eles possam colaborar no diagnóstico precoce da doença, participam cerca de 150 pediatras de municípios que realizaram a caminhada.
De acordo com Dr. Luiz Fernando Lopes, metade das crianças que chega a Barretos para o tratamento da doença, já está em um estágio muito avançado, o que torna mais difícil oferecer taxas elevadas de cura.
A gente tem que mostrar para o pediatra como detectar a doença precocemente, pois se os pacientes continuarem chegando ao hospital tarde demais, não conseguimos melhorar
– Dr. Luiz Fernando Lopes
A Capacitação realizada em Barretos contou com palestras ministradas por profissionais do Hospital de Câncer Infanto-juvenil. Isso faz com que os participantes se tornem uma referência na cidade onde trabalham. Além disso, cria-se também um acesso direto com os médicos do Hospital, o que facilita o envio de exames e discussão de casos.
Os médicos puderam acompanhar temas como a epidemiologia do câncer infanto-juvenil; Indicações de exames de imagem no diagnóstico precoce; aspectos importantes da cirurgia pediátrica, abordagem teórica e apresentação de casos de: tumores ósseos, sarcomas partes moles, tumores abdominais, leucemias, linfoma hodgkin, linfoma não hodgkin e tumores cerebrais.
Para a coordenadora da caminhada, Naima Kathib, esse é um dos projetos mais importantes desenvolvido pelo Hospital, pois ajuda os profissionais a realizar um diagnóstico mais rápido e preciso da doença, facilitando o tratamento cada vez mais.