Você deve estar se perguntando todos os dias qual será o real motivo desse aumento violento nas temperaturas nas últimas semanas, isso após um longo período de chuvas intensas e climas amenos. Para saber a resposta, procuramos o climatologista, e também professor e coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Rafael Ávila.
De acordo com o especialista, esse calorão está ocorrendo devido a um sistema de alta pressão atmosférica, a qual ganhou força na região centro sul e no Estado de Goiás nesses últimos. Esse fator, além de reduzir a nebulosidade, ainda reduz as condições para trazer mais chuva.
“Todo esse calor é provocado por um sistema de alta pressão atmosférica que ganhou força sobre a região centro sul e Goiás, reduzindo a nebulosidade e também as condições para a ocorrência de chuva. Isto permitiu que o sol ficasse mais intenso contribuindo para aumentar as temperaturas. Além disso, ventos quentes vindos da região norte do Brasil estão predominando na região e ajudam a aquecer o ar e toda a energia disponível provoca o aquecimento da superfície e consequentemente as temperaturas se elevam”, explicou o climatologista Rafael Ávila ao Badiinho.
FINAL DE SEMANA É COM MUITO CALOR
O professo Rafael Ávila também confirmou que o calor forte e intenso predominará durante todo final de semana na região centro sul de Goiás, com previsão de sol e variação de nebulosidade. Entretanto, devido à combinação de calor e umidade favorece a formação de áreas de instabilidade, devido a uma frente estacionária que atua sobre o litoral da região Sudeste do país, com cavados em altitude, com possibilidade de pancadas de chuvas em áreas isoladas que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e raios.
A temperaturamais alta registrada em Catalão, de acordo com Rafael Ávila, foi na última quinta-feira (07/04), quando os ponteiro marcaram 33,6ºC e a umidade relativa do ar atingiu 33%, registrados na Estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Então, a dica é beber bastante água e líquidos para não desidratar, e claro, evitar exposição ao sol entre às 10h até às 17hrs, e no mais, partiu Três Ranchos para curtir o calorão no belíssimo lago azul!
Publicado por: Badiinho Moisés