O planeta precisa urgentemente de uma transição para uma economia verde, pois a contaminação por combustíveis fósseis ameaça empurrar a Terra para um duradouro e perigoso estado de efeito estufa, alertaram pesquisadores na segunda-feira, 6.
Se o gelo polar continuar derretendo, as florestas encolhendo e os gases de efeito estufa aumentando – como acontece a cada ano -, a Terra chegará a um “ponto de inflexão”, isto é, de dano irreversível.
Cruzar este limiar “garante um clima de 4ºC a 5ºC superior à era pré-industrial, e níveis do mar entre 10 e 60 metros mais altos do que os de hoje”, advertiram cientistas nas Atas da Academia Nacional de Ciências. E isso “poderia acontecer em apenas algumas décadas”, alertaram eles.
‘Terra estufa’
“É provável que uma ‘Terra estufa’ seja incontrolável e perigosa para muitos”, afirma o artigo escrito por cientistas da Universidade de Copenhague, da Universidade Nacional da Austrália e do Instituto de Pesquisas de Efeitos Climáticos de Potsdam, na Alemanha.
Ao final do século ou até mesmo antes, os rios transbordariam, as tempestades causariam estragos nas comunidades costeiras e os recifes de coral desapareceriam.
Escrito por: Redação/Jornal O Popular
Foto: Reprodução