Nem mesmo a chuva atrapalhou o Torneio de Pesca organizado pela prefeitura de Catalão na quinta-feira (29) de março. O objetivo do evento foi proporcionar aos catalanos uma tarde especial, após a administração municipal ter soltado uma tonelada de peixes nas represas do clube do povo e do Monsenhor Souza. A ação foi uma parceria entre as secretarias de Esporte e Infraestrutura.
O torneio começou às 14h e se estendeu até o final da tarde. Mas, já na quarta-feira moradores tentavam fisgar um peixe para entrar no cardápio da Semana Santa. O prefeito Jardel Sebba afirmou que a iniciativa, além de proporcionar lazer para os catalanos, criou oportunidade para os mais humildes poderem pescar um peixe e comer na Semana Santa.
Ednalva Pereira, moradora da Vila Chaud, disse que chegou a pescar cerca 15 quilos na quarta. “Pesquei ontem e hoje voltei com meu marido e meus filhos. Vou sugerir ao prefeito que jogue peixes aqui mais vezes ao ano. Estou feliz em participar e mesmo se não ganhar, foi uma distração saudável”, afirmou.
Antônio Pedro Rocha, do bairro São João, pescou cerca de 30 quilos de peixe na quarta-feira. “Saí daqui muito contente com a pescaria e resolvi voltar hoje para pescar mais e melhor seria se no próximo ano, o prefeito soltasse umas duas toneladas. Estarei aqui de novo para concorrer de novo aos troféus, se caso não vencer neste ano”.
secretário luciano, Eduardo e José Jerômimo (peixe mais pesado, houve empate)
O secretário de Esporte, Luciano Rodrigues ‘Tampa’, acompanhou o evento e entregou os troféus aos vencedores. Ele diz que o objetivo foi alcançado, tanto no que se refere ao repovoamento das represas, quanto em levar as famílias catalanas para o torneio. “Os catalanos mostraram que amam mesmo pescar. Ficaram aqui mesmo com chuva, usando capas e barracas. A premiação foi simbólica, apenas um incentivo, para essas pessoas que atenderam ao nosso chamado”.
Lindeusmar Vicente pescou o menor peixe, de 26 centímetros, e foi premiado pela façanha. “É o primeiro troféu que ganho como pescador”, disse sorrindo.
Eduardo Couto, morador do Ipanema, empatou com o pescador José Jerônimo da Silva, do Jardim Primavera, ao pescar o peixe mais pesado, 910 gramas. “Sou pescador por diversão, pescador de fim de semana. Estou muito feliz”, destacou Eduardo.
Já o senhor José Jerônimo, de 64 anos, garantiu ser mesmo um amante da pesca. “Pesco sempre, estou muito contente, pois é a primeira vez que ganho um troféu fazendo o que gosto tanto. Vou guardar com carinho”.
Cesion Fernandes, morador do Setor Aeroporto, ganhou troféu por ter pescado o maior peixe, que mediu 45 centímetros. “Foi uma bela iniciativa e não importa ganhar em primeiro, segundo ou terceiro, o que vale é participar”, frisou.
SecomCatalão