Jesúpolis, cidade localizada na região sul de Goiás, realizou nesta sexta-feira (17/03), a 13ª edição da maior Pamonhada do mundo. O evento, que já se tornou tradicional na cidade, é realizado durante a Festa do Milho e conta com a participação voluntária da população.
Este ano, a prefeitura de Jesúpolis tem como objetivo fabricar mais de 20 mil pamonhas para entrar no Guinness Book, o livro dos recordes, como a maior e mais farta pamonhada do planeta. Para isso, mais de 5 mil hectares de milho foram plantados na lavoura comunitária da cidade.
A 13ª Pamonhada de Jesúpolis acontece de forma gratuita e aberta ao público, com a colaboração intencional da população. No evento, são servidas pamonhas de sal e doce, além de outros sabores como à moda, com jiló e outros, todas distribuída de forma gratuita para a comunidade.
A Pamonhada de Jesúpolis já se tornou tão importante para o estado de Goiás, que a Assembleia Legislativa do Estado (Alego) definiu a pamonha como Patrimônio Cultural Imaterial Goiano. Por este motivo, o evento foi incluído no Calendário Cívico e Turístico do Estado.
Para os amantes da culinária goiana, a Pamonhada de Jesúpolis é um evento imperdível. Além de provar as deliciosas pamonhas, os visitantes podem curtir outras atrações, como apresentações musicais, danças típicas e diversas outras atividades culturais.
Com a conclusão da 13ª edição da Pamonhada de Jesúpolis, a cidade se consolida como um importante destino turístico em Goiás, atraindo visitantes de todo o país em busca de sabores e tradições locais.
Ver essa foto no Instagram
Leia também:
-PAMONHA É DECLARADA PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL GOIANO
Publicado por: Badiinho Moisés