O proprietário da empresa de transporte coletivo de Catalão, Dorivan Antônio Duarte (Transduarte), esteve na Secretaria de Governo, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira em Goiânia, na manhã de ontem, quarta-feira (09).
O empresário do transporte público de nossa cidade esteve reunido com o deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB), que na oportunidade estava representando o Governador Marconi Perillo (PSDB). Também participaram da reunião o Secretário de Governo Tayrone Di Martino e o Superintendente de Juventude Leonardo Felipe. O encontro foi para oficializar o programa “Passe Livre Estudantil, que beneficiará aproximadamente 5 mil estudantes do ensino fundamental, médio, universitários e dentre outros, tendo direito o aluno a dois passes por dia útil.
O programa deve ser iniciado já nos próximos meses e com previsão de investimentos iniciais de R$ 700 mil reais para este ano.
O empresário Dorivan Antônio Duarte, disse ao Blog do Badiinho, para que o estudante tenha direito ao benefício do “Passe Livre”, ele deve ter em mãos a carteirinha de transporte estudantil, a qual já está sendo feita no mesmos moldes de uma convencional. Para ser feita a carteirinha, o aluno deve procurar o terminal de embarque e desembarque da empresa Transduarte, na Avenida Raulina. F. Paschoal (Em frente ao Bretas Supermercado), sendo necessários os documentos pessoais, uma declaração da escola e comprovante de frequência do aluno.
Atualmente estão cadastrados na empresa de transporte público de Catalão, mais de 2 mil alunos. Dorivan Duarte, acredita que o número irá dobrar com o anúncio do “Programa Passe Livre Estudantil”.
“O estudantes já paga meia passagem, existe um cadastro da Transduarte, o Senhor Dorivan Duarte veio na reunião e apresentou mais de 2 mil estudantes que são cadastrados para poderem pagar meia passagem. Existe o sistema da empresa, ele pede a cada 90 dias aos estudantes cadastrados, os documentos que comprovam que a pessoa está estudando. O que vamos fazer? O governo vai assumir essa meia passagem, serão atendidos aproximadamente 5 mil estudantes, e para este ano, a previsão é que serão investidos algo entorno de R$ 700 mil reais, conseguindo a documentação para a implementação já a partir de Outubro. Vamos utilizar o cadastro da própria Transduarte, com a formação de uma comissão do “Passe Livre” do Governo do Estado, da Agência Vapt Vupt, a qual estará validando estes cadastros, fazendo toda a checagem para os demais também. Então, será um cadastro em conjunto da empresa Transduarte com a equipe do governo da agência Vapt Vupt. Após confirmando os dados, mês a mês terão os relatórios, a pessoa tem que comprovar que é estudante, não comprovando ela é automaticamente cortada do programa. Então, os estudantes fazendo a carteirinha da Transduarte, o governo deposita o dinheiro na conta da empresa e ela credita o repasse no cartão do estudante, que poderá utilizar na bilhetagem eletrônica”, explicou o deputado Gustavo Sebba (PSDB) ao Blog do Badiinho de como funcionará o Programa Passe Livre estudantil em Catalão.
Escrito por: Badiinho Filho
Foto: Reprodução/Facebook