O trânsito em Catalão é caracterizado por uma questão cultural e estrutural, que contribui para uma grande quantidade de acidentes. A cidade vivenciou um crescimento acentuado nas últimas décadas em termos de população, número de veículos e desenvolvimento econômico. Apesar de possuir o ritmo de uma grande metrópole, ainda mantém hábitos de cidade do interior, especialmente em relação ao trânsito. Infelizmente, o comportamento imprudente dos motoristas e motociclistas é uma realidade preocupante, com desrespeito frequente aos sinais de trânsito, ultrapassagens perigosas, avanço sinal de pare e estacionamento irregular. Além disso, há um número significativo de pessoas conduzindo veículos sob efeito de álcool, drogas ou utilizando o celular enquanto dirigem.
Para promover uma mudança efetiva, é fundamental trabalhar na conscientização das pessoas, abordando a questão cultural. posteriormente, é importante implementar medidas punitivas mais severas. Ações simples podem fazer a diferença, como aumentar a presença dos órgãos de trânsito nas escolas, promover cursos de direção defensiva em parceria com autoescolas e seguradoras, e fornecer recursos para aqueles que concluírem esses cursos, como concerder descontos ao renovar suas CNHs. Existem diversas outras ideias que podem ser colocadas na prática.
No ano passado, o Corpo de Bombeiros registrou quase 1000 atendimentos a ocorrências de acidentes de trânsito em Catalão. Neste ano, os dados parciais de acidentes em Catalão já somam quase 400, causado em uma média de 3 a 5 ocorrências por dia, com possíveis variações. De acordo com dados fornecidos pela Superintendência Municipal de Trânsito, a cidade possui um total de 93.323 veículos em circulação, incluindo carros, caminhonetes, caminhões, motocicletas e outros.
Publicado por: Badiinho Moisés