InícioDestaqueTRE-GO derruba cassação e mantém elegibilidade de Caiado e...

TRE-GO derruba cassação e mantém elegibilidade de Caiado e mandato de Sandro Mabel

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) decidiu, nesta terça-feira (8), livrar o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) da pena de inelegibilidade. A Corte também manteve Sandro Mabel (União Brasil) e Cláudia Silva Lira (Avante) nos cargos de prefeito e vice-prefeita de Goiânia.

Durante o julgamento, os desembargadores seguiram o relator, José Mendonça. Eles aceitaram parte dos recursos apresentados por Caiado e Mabel. Como resultado, mantiveram apenas a aplicação de multas. Por outro lado, derrubaram as punições de cassação e inelegibilidade.

Com a decisão, Caiado continua apto a disputar a Presidência da República em 2026. Mabel e Cláudia também seguem no comando da capital goiana, eleitos em 2024.

Entenda o caso

A juíza Maria Umbelina Zorzetti, da 1ª Zona Eleitoral, havia condenado os três por abuso de poder político. Segundo ela, Caiado usou o Palácio das Esmeraldas para promover a campanha de Mabel.

Ainda de acordo com a magistrada, esse apoio deu ao candidato uma vantagem injusta sobre Fred Rodrigues (PL), adversário na disputa. Por isso, ela determinou a cassação da chapa e a inelegibilidade de Caiado por oito anos.

Apesar disso, Caiado e Mabel negaram qualquer irregularidade. Eles afirmaram que os eventos no Palácio foram institucionais e não feriram a legislação eleitoral. Além disso, classificaram a decisão como exagerada.

Agora, com o novo julgamento, o TRE-GO rejeitou as penas mais duras e manteve apenas as sanções financeiras.

Badiinho Moisés
Badiinho Moisés
Blogueiro há 15 anos, proprietário da empresa Badiinho Publicidades, e também repórter de rádio e televisão na emissora Cultura FM 101,1, em Catalão-GO.

- Anúncio -

spot_img

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

spot_img
spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -