A indefinição de quando vão começar a duplicação da principal rodovia federal que liga Brasília-DF a São Paulo no perímetro urbano, leva a crer que teremos uma Catalão antes (Catalã/Minas Gerais) e depois da duplicação da BR-050 (Catalão/Brasília-DF), tese essa que ganha força diante das informações dadas pela própria concessionária ECO-050 que administra a rodovia e também pela a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Após recente publicação aqui e nas redes sociais do Blog do Badiinho, pauta sugerida pelos nossos leitores e seguidores de quando e como seriam os acessos nos bairros Pontal Norte e Castelo Branco, ambos que ficam do outro lado da BR-050, enviamos as centenas de links de matérias produzidas pelo Badiinho sobre assunto para a assessoria da ANTT e também para a comunicação da ECO-050, e lamentavelmente as respostas são desanimadoras com jogo de empurra-empurra da concessionária para a ANTT e da ANTT para a ECO-050.
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Conclusão: não existe previsão de data para início das obras de duplicação da BR-050 no perímetro urbano da cidade de Catalão, e os projetos executivos, que são os acessos do Pontal Norte e Castelo Branco seguem indefinidos. Segue abaixo as notas de respostas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da concessionária ECO-050, ambas emitidas no dia 08 de setembro, mas veiculada pelo Badiinho nesta sexta-feira, 15 de setembro de 2022:
NOTA DA ANTT – Brasília, 8 de setembro de 2022: O anteprojeto que aborda a duplicação da BR-050, na altura de Catalão (GO) encontra-se em análise pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – O Anteprojeto é um documento previsto em contrato. Após essa fase de análise, a Concessionária Eco050 deverá apresentar o projeto executivo à Agência para autorização das obras. Por esse motivo, ainda não é possível estipular uma data para o início das intervenções na localidade.
NOTA DA ECO050 – Catalão, 8 de setembro de 2022: A Eco050 informa que o projeto da duplicação do trecho urbano de Catalão-GO foi elaborado e enviado para aprovação dos órgãos competentes, como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que realizam a análise da proposta. A Eco050 ressalta, que o projeto executivo somente será iniciado após autorização da agência reguladora do contrato de concessão.
Além da nota acima, a assessoria de comunicação da Eco050 ainda fez uma adendo, ressaltando que “a concessionária só pode fazer qualquer coisa na rodovia quando a ANTT autoriza. A empresa precisa aguardar o aval deles para iniciar as obras, não é possível dar andamento a nenhum projeto sem a anuência deles”, assim afirmou a concessionária que administra a BR-050.
E segue o jogo de empurra-empurra, a população do Pontal Norte e Adjacências sofrendo para entrar e sair de seus respectivos bairros, e a cidade de Catalão sofrendo com problemas pontuais nas margens da rodovia, e a concessionária segue o baile arrecadando bilhões nas suas praças de pedágios.
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Publicado por: Badiinho Moisés