Durante entrevista concedida à Rádio Cultura FM nesta quinta-feira (10), o prefeito de Catalão, Velomar Rios (MDB), esclareceu a situação envolvendo a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e a Organização Social (OS) Instituto Alcance, responsável pela gestão da unidade. O assunto tem gerado repercussão na cidade devido a denúncias de salários atrasados e suposta falta de repasses por parte da prefeitura.
Leia também:
-Saiba o que realmente está acontecendo na UPA de Catalão
-Na Rádio Cultura FM, prefeito Velomar avalia os primeiros 100 dias em Catalão
Segundo Velomar, a prefeitura continua sendo responsável pela maior parte das despesas da UPA, incluindo os salários de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem vinculados ao município. Ele reforçou que os pagamentos estão em dia e que apenas uma parte do corpo funcional, contratada diretamente pela OS, estaria sem receber, o que gerou o impasse.
“A OS apresenta uma prestação de contas a cada 90 dias. Só após esse fechamento, é possível saber se a prefeitura tem valores a repassar ou se há créditos. Em janeiro, inclusive, depositamos R$ 1,25 milhão para cobrir despesas anteriores”, explicou o prefeito.
Velomar afirmou que aguarda o fim do trimestre para avaliar a real situação contratual com a OS. De acordo com ele, a gestão trabalha com números e qualquer decisão sobre manter ou encerrar o contrato dependerá do resultado desse levantamento.
Além disso, o prefeito criticou o vereador Helson Barbosa, o Caçula, que divulgou uma possível morte na UPA por falta de oxigênio. “Não houve isso. Se insistirem nessa mentira, vamos acionar judicialmente. Não vamos alimentar fake news”, disse Velomar.
CAM funciona normalmente e concurso público está a caminho
Ao mesmo tempo, o prefeito garantiu que o Centro de Atendimento Municipal Dr. Antônio Abadio — também gerido por OS — está operando normalmente, sem qualquer pendência de repasses ou problemas de atendimento. Segundo ele, toda a folha de pagamento e despesas estão sob responsabilidade da entidade, diferentemente do que ocorre na UPA.
Velomar também aproveitou a oportunidade para anunciar que a prefeitura está finalizando o edital de um concurso público na área da saúde, com previsão de publicação nos próximos dias. O objetivo é ampliar o número de servidores efetivos, garantindo maior estabilidade nos atendimentos.
Ambulâncias novas e reforço no SAMU
Ainda dentro do tema saúde, Velomar revelou que autorizou a compra de três ambulâncias. Duas delas irão reforçar o atendimento em Catalão, enquanto a terceira será enviada ao distrito de Pires Belo. Ele explicou que, apesar de a responsabilidade pela frota do SAMU ser do Governo Federal, o município precisou agir diante da falta de renovação de veículos desde 2017.
“Vamos rotular as ambulâncias com a identificação ‘a serviço do SAMU’. É um recurso próprio do município, mas vamos fazer o que for necessário para salvar vidas”, afirmou.
Transparência e responsabilidade
Por fim, o prefeito reforçou que a população precisa saber a verdade sobre os contratos e investimentos na saúde. “Trabalhamos com responsabilidade, lidando com recursos públicos. Nenhuma decisão será tomada sem base técnica e legal”, concluiu.