O Badiinho fez contato via telefone com o Promotor da Saúde de Catalão, Dr. Fernando Gomes Rosa, que confirmou a recomendação expedida aos municípios de Catalão, Ouvidor, Três Ranchos e Davinópolis, para que ampliem as medidas restritivas de combate a Covid-19.
De acordo com o Promotor Fernando Rosa, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), emitiu no início da noite do último domingo (28), uma nova nota técnica, a qual alterou a metodologia de cálculos, o que recolocou a cidade de Catalão na situação de calamidade, diferentemente do que foi divulgado pela SES-GO, onde tanto os 18 municípios da Estrada de Ferro, onde está Catalão, quanto aos demais municípios de Goiás, haviam sido classificados como situação crítica, o que permitiu que os prefeitos fizessem suas flexibilizações nos decretos.
No último sábado (27), publicamos uma matéria, a qual explicou um possível erro da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a qual o Secretário de Saúde de Goiás, explicou em entrevista ao Jornal O Popular de Goiânia, que a ampliação de alguns leitos gerou uma aparente melhora no mapa, mas que porém, os novos casos, internações e mortes seguiam crescendo, afirmando ele que seria feito um novo mapa de recomendações as prefeituras.
A recomendação veio 4 dias após a publicação de decreto, que entrou em vigência no sábado, 27 de fevereiro, flexibilizando as atividades econômicas na cidade de Catalão.
De acordo com o promotor, foi estipulado um prazo de três dias para que os prefeitos cumpra a recomendação, sob pena de sofrem Ação Civil Pública em cima do conteúdo.
O Badiinho também entrou em contato com a assessoria do Prefeito Adib Elias, a qual afirmou que ele irá analisar o documento, e para posteriormente ele passe sob a análise do Comitê de Enfrentamento, se manifestando posteriormente dentro da data prevista pelo órgão.
NOTA DA PREFEITURA AO BADIINHO
A Prefeitura de Catalão tem três dias para responder a recomendação. Portanto o prefeito Adib Elias vai analisar o documento, e posteriormente submetê-lo a análise do Comitê de Enfrentamento à Covid-19. E só após se manifestará, dentro da data prevista pelo Ministério Público.
Thais Simões – SECOM – Prefeitura de Catalão
Escrito por: Badiinho Filho