Escrito por: Badiinho Filho
Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Os agentes de saúde de Catalão estão intensificando o trabalho de vacinação contra a febre amarela na zona rural do município.
Segundo reportagem da TV Anhanguera de Catalão a intensificação vai até dezembro e os agentes irão percorrer quinze comunidade rurais. São centenas de pessoas que receberão a vacina, inclusive até pessoas que nunca foram vacinadas contra a febre amarela, como é o caso do Cícero de 53 anos de idade, que veio do Ceara e nunca tinha sido vacinado, pois naquele estado não é uma zona que não tem febre amarela e a vacina não é obrigatória. Aos que tomaram a dose agora, receberão a segunda e última dose daqui a 10 anos, ficando protegidos da febre amarela para o resto da vida.
O principal hospedeiro do vírus da febre amarela é o macaco. A reportagem também relembrou o caso de um morador de Cumari, que morreu de febre amarela, o homem de 38 anos de idade vivia com a família em uma fazenda no município de Cumari.
“Todas as pessoas tem que ter essa vacina em dia contra a febre amarela, porque é a principal proteção contra essa grave doença”. Disse a coordenadora da campanha, Luciana Martins.
A Secretaria Estadual de Saúde disse que oito pessoas já morreram com a febre amarela em Goiás.