A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou o cronograma da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e a Covid-19 de 2025. Neste ano, a campanha também contempla as comunidades da zona rural. A enfermeira Gracielle Torres, responsável pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica, explicou os detalhes da ação em entrevista ao Blog do Badiinho.
De acordo com Gracielle, a mobilização busca atender a um pedido recorrente dos moradores das áreas rurais. Por isso, equipes da saúde percorrerão diversas localidades ao longo das próximas semanas. “Vacina boa é vacina no braço. Estamos fazendo isso porque é um pedido constante dos moradores da zona rural. Nosso objetivo é garantir o acesso de todos à imunização”, destacou.

Confira o cronograma da vacinação na zona rural
Segunda-feira, 22 de abril
-
Pedra Branca (Posto de Saúde): 13h30 às 14h30
-
Em seguida: Olhos d’Água, Riacho (Antiga Escola Nossa Senhora da Guia) e Centro Comunitário da Babilônia
Ainda no dia 22
-
Igreja da Martíria: 9h às 10h (com outra equipe)
Quarta-feira, 24 de abril
-
Escola Municipal Arminda Mesquita (São Domingos): 8h30 às 10h
-
Centro Comunitário da Mata Preta: 13h às 14h
-
Antiga Escola Macaúba: 14h30 às 15h30
Quinta-feira, 25 de abril
-
Escola Tambiocó: 8h às 8h30
-
Centro Comunitário Ribeirão: 9h às 9h30
-
Igreja dos Coqueiros: 12h45 às 13h
-
Escola Municipal Maria Bárbara Sucena (Cisterna): 13h30 às 14h30
-
Comunidade Contendas: 9h às 10h (com outra equipe)
Segunda-feira, 29 de abril
-
Vale do Rio Grande (Posto de Saúde): 9h às 10h
Terça-feira, 6 de maio
-
Antagorda (Centro Comunitário): 9h às 10h
Vacinação segue nas unidades da cidade
Enquanto isso, a vacinação também permanece disponível nas salas da zona urbana de Catalão. Todas as unidades funcionam das 7h às 11h e das 13h às 17h. Além disso, a sala de vacinação da Rua 20 de Agosto atende em horário estendido, das 13h às 19h, para atender principalmente trabalhadores.
No bairro Castelo Branco, o atendimento é contínuo, das 7h às 17h, sem pausa para o almoço. Da mesma forma, a unidade do São João estende o expediente às terças e quintas, com funcionamento até as 19h.
Grupos prioritários e documentação
No entanto, é importante ressaltar que, neste momento, a vacinação está restrita aos grupos prioritários. Dessa forma, quem não pertence ao público-alvo não será imunizado. “Pedimos que, ao comparecer, o cidadão leve o cartão de vacina e um documento com foto. E, se estiver se vacinando por critério profissional, apresente um comprovante de vínculo”, reforçou Gracielle.
Por fim, a Secretaria de Saúde irá divulgar o cronograma detalhado nas redes sociais e no Blog do Badiinho, para garantir que a população fique bem informada sobre datas, horários e locais.