O senador Vanderlan Cardoso (PSD) e a deputada federal Adriana Accorsi (PT) lideram a corrida para a Prefeitura de Goiânia com 20% e 19% das intenções de voto, respectivamente, segundo a primeira rodada da pesquisa Serpes encomendada pelo Jornal O Popular para as eleições deste ano, realizada nos dias 14 e 15 de julho. Em seguida, o ex-deputado federal e ex-presidente da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), Sandro Mabel (UB), aparece com 14,8%.
Os outros cinco pré-candidatos têm menos de dois dígitos nas intenções de voto. O ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL) surge com 7,2%, e o atual prefeito Rogério Cruz (SD), com 7%. O jornalista Matheus Ribeiro tem 3,8%; o empresário Leonardo Rizzo (Novo), 1,5%; e o professor Pantaleão (UP), 1,3%.
Os dados são do levantamento estimulado, onde os entrevistados recebem uma lista com os oito pré-candidatos. Um total de 14,3% dos eleitores ainda está indeciso, e 11,1% afirmam que anulariam o voto. O instituto Serpes entrevistou 601 eleitores, com uma margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.
Na pesquisa espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, 70% ainda não decidiram seus votos. Adriana Accorsi lidera numericamente com 7%, seguida por Sandro Mabel com 5,3% e Vanderlan Cardoso com 5,2%. Fred Rodrigues aparece com 3,7% e Rogério Cruz com 3,5%. Matheus Ribeiro tem 1,2%.
Dois nomes que não disputarão as eleições foram mencionados: Gayer com 0,8% e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, com 0,4%, que não pode concorrer na capital por ter tido dois mandatos consecutivos na cidade vizinha. Leonardo Rizzo aparece com 0,02%, e Pantaleão não foi citado. O índice de indecisos é de 69,7%, e 3,2% pretendem anular o voto.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo GO-07066/2024.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés