spot_img
InícioBR 050 - CATALÃOViaduto das Mineradoras na BR-050 está há mais de...

Viaduto das Mineradoras na BR-050 está há mais de 40 dias interditado; após reportagens, a concessionária anunciou que realizará reparos

Badiinho Moisés conversou com moradores da zona rural próximas ao viaduto, que relataram muitas dificuldades de acessar suas propriedades. Foto: Reprodução/Thiago Silva – Diante do Fato

Os motoristas que utilizam a BR-050, uma rodovia federal pedagiada no município de Catalão, estão clamando por reparos imediatos no viaduto das mineradoras, que está interditado há cerca de 40 dias. A interdição ocorreu após um caminhão de grande porte colidir com a estrutura.

Na última segunda-feira, 29 de julho, o Badiinho visitou o local e conversou com vários membros das comunidades locais, que estão sendo severamente afetados pela paralisação do viaduto. Os moradores afirmam que estão sendo forçados a fazer um desvio pelo trevo de acesso a Davinópolis, o que tem gerado transtornos significativos.

Assista a entrevista disponível no perfil do Blog do Badiinho no Instagram:

Até ontem, segunda-feira (29/07), a concessionária Eco050, responsável pela manutenção da rodovia, emitiu uma nota explicando que a interdição do viaduto, localizado no km 270 da BR-050 em Catalão-GO, é uma medida de segurança. A estrutura foi danificada por um caminhão com carga superdimensionada, e a concessionária realizou vistorias com especialistas para avaliar a situação. De acordo com as recomendações recebidas, o viaduto permanecerá fechado até que seja concluído o estudo de recuperação das vigas danificadas.

A Eco050 informou que, devido ao alto fluxo de veículos pesados no local, o tráfego nas pistas superiores continuará bloqueado até que os trabalhos de reparo sejam finalizados, com previsão para o segundo semestre deste ano. A concessionária ressaltou que a medida visa garantir a segurança dos usuários e que existem outras rotas disponíveis para o acesso ao Arco Viário e às mineradoras.

Sobre o prazo para a conclusão dos reparos, a Eco050 esclareceu que o estudo para a obra de recuperação está em fase final. Somente após a conclusão deste estudo será possível determinar uma data para a normalização do tráfego. A concessionária compreende os inconvenientes causados aos usuários e expressa solidariedade, mas enfatiza que a situação exige um trabalho técnico e cuidadoso para evitar riscos futuros à segurança.


Concessionária anunciou reparos nesta terça-feira (30/07)

Veículo de grande porte atingiu vigas e causou interdição do viaduto. Foto: Reprodução/Thiago Silva – Diante do Fato

Na manhã desta terça-feira (30/07), poucas horas depois da reportagem da Rádio Cultura FM 101,1 e do Blog do Badiinho ter conversado com várias pessoas afetadas pela interdição do viaduto, a Eco050 informou que Após trabalhos iniciais, a concessionária Eco050 realizará a partir desta terça-feira (30), reparos no viaduto do km 270 da BR-050, em Catalão-GO. Durante os trabalhos, as pistas da BR-050 sentido Uberlândia, serão interditadas com desvio do tráfego para as alças do viaduto.

A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até o final da próxima semana, com possibilidade de novas intervenções caso testes de segurança detectem a necessidade.

O viaduto teve duas de suas cinco vigas comprometidas após ter sido atingido por um caminhão com carga superdimensionada, que não tinha autorização de transporte.

Após trabalhos iniciais e avaliações de equipes técnicas, o tráfego nas pistas superiores precisou ser interditado. A fim de viabilizar a normalização do trânsito no local, a concessionária fará a inserção de material de reforço nas fissuras e o fechamento de todas as avarias aparentes, entre outros procedimentos.

“Por se tratar de um dispositivo viário que recebe grande fluxo de veículos de carga, o trabalho de reparo precisa ser ainda mais cuidadoso. Foi necessário realizar estudos e trazer materiais específicos para esse tipo de obra, por isso do prazo maior para as equipes irem a campo”, diz o Diretor-Superintendente da Eco050, Matheus Fernandes.

Após a conclusão dos reparos, a concessionária iniciará a fase de testes de carga no viaduto. Serão instalados sensores ao longo do viaduto para avaliar as condições da estrutura, que receberá, de forma simultânea, veículos de carga em sua pista superior. O objetivo é medir a estabilidade do dispositivo e sua capacidade de suportar grandes pesos.

“Somente após essa testagem é que poderemos dizer se o viaduto já está em condições de ser liberado para o tráfego ou se serão necessários procedimentos adicionais”, conclui Matheus Fernandes.

 

Escrito e publicado por: Badiinho Moisés 

Badiinho Filho
Badiinho Filho
Blogueiro há 15 anos, proprietário da empresa Badiinho Publicidades, e também repórter de rádio e televisão na emissora Cultura FM 101,1, em Catalão-GO.

- Anúncio -

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

spot_img

- Anúncio -