No último final de semana, um vídeo de dois pescadores chineses no Córrego Pirapitinga, próximo ao Hotel De Ville, onde os trabalhadores chineses da mineradora CMOC Brasil estão hospedados, gerou bastante repercussão nas redes sociais.
O Secretário do Meio Ambiente, Silas Tristão, afirmou ao Badiinho que há várias espécies de peixes na represa do Clube do Povo e ao longo do Córrego Pirapitinga. No entanto, placas alertando sobre a retenção da pesca foram instaladas em diversos pontos. Segundo ele, essa permanecerá até que os estudos sobre a qualidade da água nesses locais sejam concluídos, o que está previsto para julho de 2024. Tristão explicou que a demora nos estudos se deve à coleta de água durante o período de chuvas e também durante a estiagem, de modo a realizar análises em ambas as condições climáticas.
Quando questionado sobre a origem da água que flui pelo Córrego Pirapitinga, o Badiinho conversou com Leonardo Martins, Secretário de Obras do município de Catalão. Ele explicou que a água tem sua nascente no setor Dona Sophia, passa pela represa complexo do Clube do Povo e percorre toda a extensão do Pirapitinga.
Em relação ao apelido de “Rola Bosta”, utilizado pelos moradores de Catalão para se referir ao Córrego Pirapitinga, o Badiinho apurou que o apelido foi dado após surgirem suspeitas sobre a existência de ligações clandestinas de esgoto que possivelmente estariam sendo despejadas no Ribeirão Pirapitinga. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está conduzindo estudos para verificar a veracidade dessas ligações clandestinas, bem como a qualidade da água conforme informado acima.
VEJA NO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG DO BADIINHO, O VÍDEO DOS CHINESES PESCANDO NO CÓRREGO PIRAPITINGA, EM CATALÃO:
Ver essa foto no Instagram