Vídeos que circulam nas redes sociais mostram alguns estudantes raspando o corretivo líquido, também conhecido como branquinho, e cheirando o pó produzido. A prática, que parece ter virado moda entre jovens, pode causar danos às mucosas do nariz, agravar quadros de rinite e sinusite e provocar intoxicação, dizem os médicos. As informações são dos jornais Metrópoles e Banda B.
Nos vídeos, os alunos aplicam o corretivo na carteira da sala de aula, raspam, e inalam o pó por meio do tubo da caneta.
Nas redes sociais, alguns estudantes relatam que os colegas foram expulsos depois de fazerem a chamada “trend do corretivo”.
“Tony foi suspenso porque gravou um TiktTok cheirando branquinho”, relatou um estudante.
Para tentar coibir essa prática, algumas escolas enviam comunicados aos pais alertando sobre o caso e pedindo para que eles fiquem atentos às redes sociais dos seus filhos.
O otorrinolaringologista Eduardo Macoto explicou os danos que o corretivo causa nas mucosas dos narizes. “Essas partículas mantidas no nariz podem provocar irritação na mucosa, levando à ardor, dor e sangramento nasal, que podem ser tratadas com limpeza nasal com soluções salinas.”
“Elas também podem provocar doenças, como a exacerbação de quadros de rinite alérgica, episódios de rinossinusite aguda, ou até intoxicação”, completou.
Publicado por: Badiinho Moisés com informações de Banda B