spot_img
InícioDestaqueVitória do caiadismo em 2024 fortalece projeto de Daniel...

Vitória do caiadismo em 2024 fortalece projeto de Daniel Vilela para o Governo de Goiás em 2026

Os resultados das eleições municipais realizadas neste domingo (6) nas três maiores cidades de Goiás indicam o fortalecimento do caiadismo no estado, deixando o campo político mais claro para as eleições de 2026. Em Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil) foi eleito prefeito com mais de 55% dos votos válidos, derrotando Fred Rodrigues (PL), que recebeu cerca de 44% dos votos. Situação semelhante foi registrada em Aparecida de Goiânia, onde Leandro Vilela (MDB) obteve mais de 63% dos votos, vencendo o Professor Alcides (PL), que conquistou aproximadamente 36% dos votos dos aparecidenses.

Leia também:

-Sandro Mabel é eleito prefeito de Goiânia com apoio de Caiado e quebra tabu de 36 anos

-Leandro Vilela (MDB) é eleito prefeito de Aparecida de Goiânia com ampla vantagem sobre Professor Alcides

-Márcio Corrêa (PL) vence Gomide (PT) e é eleito prefeito de Anápolis com 58,56% dos votos

No entanto, o cenário em Anápolis foi diferente. Márcio Corrêa, do PL, foi eleito com 58,56% dos votos, superando Antônio Gomide (PT), que teve 41,44%. Corrêa, embora atualmente filiado ao PL, poderá ser convencido a se aproximar novamente do MDB, fortalecendo a base caiadista. Esses resultados consolidam a liderança de Ronaldo Caiado (União Brasil) em Goiás e reforçam o projeto político de Daniel Vilela (MDB) para disputar a sucessão ao governo estadual em 2026.

Os desdobramentos eleitorais também colocam um obstáculo nos planos de Wilder Morais (PL), que vislumbra disputar o governo estadual em 2026, surfando na onda do bolsonarismo. O desempenho das urnas, no entanto, mostrou que aqui em Goiás, o caiadismo teve mais força que o bolsonarismo nesta disputa.

Além das três principais cidades do estado, a base governista liderada por Caiado também dominou no interior de Goiás. O União Brasil foi o partido que mais elegeu prefeitos, com 94 vitórias, seguido pelo MDB, com 47, e o Progressistas, com 26. Em contraste, a oposição teve desempenho abaixo do esperado: o PL conseguiu eleger apenas 27 prefeitos, o PSDB, 7, e o Novo apenas 1.

Com esse cenário, o caminho parece mais pavimentado para que Daniel Vilela seja o nome da base caiadista na corrida ao governo de Goiás em 2026, consolidando uma aliança que, por enquanto, parece sem grandes ameaças.

Resultados dos partidos em Goiás nas cidades do interior de Goiás:

União Brasil: 94 prefeitos
MDB: 47 prefeitos
PL: 27 prefeitos
PP: 26 prefeitos
Podemos: 14 prefeitos
PDT: 11 prefeitos
PSDB: 7 prefeitos
PRD: 4 prefeitos
Solidariedade: 3 prefeitos
PSB: 3 prefeitos
PSD: 3 prefeitos
PT: 3 prefeitos
Republicanos: 2 prefeitos
Avante: 1 prefeito
Novo: 1 prefeito

 

 

Escrito e publicado por: Badiinho Moisés

Badiinho Filho
Badiinho Filho
Blogueiro há 15 anos, proprietário da empresa Badiinho Publicidades, e também repórter de rádio e televisão na emissora Cultura FM 101,1, em Catalão-GO.

- Anúncio -

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

spot_img

- Anúncio -