O WhatsApp caiu? Essa é a dúvida de muitos usuários do aplicativo da Meta na tarde desta quarta-feira (11). De acordo com o Downdetector, por volta das 14h47 (horário de Brasília), pelo menos 2.300 pessoas registraram que o WhatsApp estava fora do ar. Contudo, já às 15h05, o número de reclamações disparou, chegando a 70 mil relatos no site.
Por volta das 15h20, as reclamações começaram a diminuir, sugerindo que o serviço estava sendo gradualmente reestabelecido.
Durante os testes realizados pelo site de tecnologia Olhar Digital, o mensageiro apresentou falhas tanto no envio quanto no recebimento de mensagens. Além disso, o Instagram e o Facebook também registraram instabilidade, o que aponta para um problema conjunto nos serviços da Meta.
Em nota, a Meta informou estar ciente de “alguns problemas para acessar o WhatsApp”. A empresa também afirmou que está “trabalhando ativamente em uma solução e começando a ver um retorno à normalidade para a maioria dos usuários”. Ademais, a companhia destacou a expectativa de que “tudo esteja normalizado em breve”.
Curiosamente, na página de status das plataformas da empresa, todas as ferramentas, incluindo WhatsApp, Facebook e Instagram, aparecem como funcionando normalmente.
Além do Brasil, usuários dos Estados Unidos, México, Argentina e outras partes do mundo também relataram dificuldades nos serviços da Meta, reforçando a hipótese de que a interrupção tenha sido de escala global.